A transição elétrica é um processo que afeta todos os campos da mobilidade, inclusive a área de transportes e, nesse caso, até mesmo os veículos maiores e mais pesados. Várias delas já tem seus próprios caminhões elétricos, mas poucas podem se gabar de suas autonomias.
A partir de 2025, a Renault Trucks - que, vale lembrar, não tem nenhuma ligação com a Renault que produz carros (além do losango na dianteira), já que é uma marca pertencente ao Grupo Volvo -oferecerá um novo modelo com capacidade de autonomia na casa dos 600 km, mirando nos caminhões da Mercedes Trucks, como o eActros 600.
Vem aí o eixo eletrônico
O aumento da autonomia do Renault Trucks E-Tech T é possível graças à integração do novo sistema elétrico e-axle. Uma solução que está sendo cada vez mais adotada tanto em caminhões quanto em vans.
Isso possibilita o agrupamento de todos os elementos do sistema de acionamento (motores elétricos, eixo e quaisquer engrenagens de redução e diferenciais) na parte traseira do veículo, liberando espaço entre os membros laterais do chassi para acomodar pacotes de baterias adicionais.
Foto en: Renault Trucks
E-Tech T 2025 e-axle da Renault Trucks
O Renault Trucks E-Tech T equipado com o e-axle pode, portanto, percorrer 600 km com uma única carga. De acordo com Emmanuel Duperray, Vice-Presidente Sênior de Mobilidade Elétrica da Renault Trucks, uma autonomia de 600 km com uma única carga, juntamente com o desenvolvimento de redes públicas de infraestrutura de recarga até 2026, possibilitará alcançar a equivalência operacional com as tecnologias a diesel.
Somando-se a uma gama completa
Concebido, portanto, para transportes de longa distância, o Renault Trucks E-Tech T com maior autonomia completa a gama elétrica do fabricante sem substituir as soluções atuais. De fato, a Renault Trucks continuará a oferecer diferentes autonomias, configurações e equipamentos para se adaptar às diferentes necessidades de uso.
Foto en: Renault Trucks
Renault Trucks E-Tech T 2025
Para orientar os motoristas em direção à solução ideal, a Renault Trucks também fornece ferramentas avançadas de simulação que permitem configurar cada caminhão elétrico de acordo com suas necessidades específicas.
Além disso, de acordo com a Renault Trucks, o incentivo ao elétrico não deve ser jogado com base na autonomia por carga única, uma vez que baterias superdimensionadas penalizam a carga útil, aumentam o custo total de propriedade e agravam a pegada ambiental.
Foto en: Renault Trucks
Renault Trucks E-Tech T 2025
É por isso que a Renault Trucks incentiva seus clientes a escolherem o tamanho das baterias de acordo com suas reais necessidades operacionais e os apoia na otimização da solução, incluindo a estratégia de recarga. Essa abordagem já permite alcançar uma quilometragem diária superior a 600 km com o Renault Trucks E-Tech T padrão.