Falando ao vivo neste sábado (17) na TV Globo, momentos após o anúncio do falecimento de Silvio Santos, aos 93 anos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, expressa sua tristeza e homenageia o enorme legado do apresentador.
"Apesar de toda a tristeza que possamos ter com a perda do Silvio Santos, vamos sempre ter que respeitar essa figura incrível através do seu semblante sempre risonho, sorriso aberto, maravilhoso", falou o diretor de televisão à apresentadora Zileide Silva.
Boni destaca o talento do comunicador: "A história de Silvio Santos é de um empresário extraordinário, um homem que nasceu pra negócios. A história dele com o SBT é uma história única no mundo, não há na comunicação mundial nenhuma história semelhante. Ele sempre foi único como apresentador e empresário, o Brasil inteiro deve estar muito triste com a perda dessa pessoa extraordinária."
Ele fala, ainda, que Santos ajudou a TV Globo a manter-se de pé. "Foi uma pessoa que ajudou muito a TV Globo, e eu devo muito ao Silvio Santos. Ele nos ajudou com as novelas, nos ajudou a pagar contas. Compartilho com o Brasil a tristeza de perdê-lo."
Perguntado por Zileide sobre uma história particular sua com o apresentador, Boni contou de quando Silvio tentou contratá-lo no SBT. "Nós chegamos até a fazer o contrato. Nesse contrato tinha uma cláusula muito interessante que mostra a personalidade do Silvio Santos: eu não queria que ele interferisse na programação do SBT e ele assinou o contrato assim. Mas algumas horas depois ele me ligou e falou 'eu tenho paixão pela televisão, esse é meu brinquedo, eu gosto disso demais. Não posso concordar com essa cláusula. Então vamos fazer uma revisão.' E fizemos e continuamos amigos", falou o diretor.
"Eu quero deixar para as filhas dele o desejo que elas continuem com essa rede de forma competente, sempre pensando no modelo que o próprio Silvio deixou. Eu acho fundamental que a gente registre a importância de uma pessoa que sai da condição financeira da qual o Silvio Santos saiu pra montar esse enorme e extraordinário império que ele montou com o SBT."
Silva comenta que o apresentador chegou a tentar se lançar na política, e Boni comenta: "Não há nenhuma incompatibilidade entre o artista e a política, o Ronald Reagan, por exemplo, foi um grande presidente dos EUA. Ele, empreendedor como ele era, podia dar um belo político. Infelizmente a história não quis, mas eu acho que ele ia agitar bastante. O Silvio Santos não para, ele é um empreendedor contínuo, ele é um lutador. Foi um osso duro para a Globo vencer o Silvio Santos. Muito difícil."
Boni encerrou sua homenagem enviando um abraço de solidariedade às filhas do apresentador.