Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que o STF julga sobre o ex-presidente nesta semana

há 3 semanas 5

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa, nesta terça-feira (25), o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu pelos crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A Primeira Turma da Corte, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, será responsável pela análise da denúncia, que envolve o ex-presidente e outros aliados no que se configura como um dos núcleos principais da suposta organização criminosa.

A expectativa é que o julgamento, que se inicia com a oitiva das defesas, tenha como desfecho a decisão sobre o aceite ou não da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Caso os ministros decidam acatar a denúncia, será instaurada a ação penal, com o devido processo legal, contraditório e ampla defesa, dando início ao trâmite judicial completo, que incluirá a coleta de provas, testemunhos e novas etapas do processo.

Além de Bolsonaro, outros nomes estão envolvidos no caso, sendo eles:

  • Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Walter Braga Netto, general e ex-ministro da Defesa e da Casa Civil;
  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-presidente da Abin;
  • Almir Garnier, almirante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.

Caso a denúncia seja aceita, todo o processo se desenrolará dentro das normas de um processo criminal, com a garantia de direito à defesa e a continuidade das investigações, podendo levar a uma condenação, dependendo do andamento do caso.

Continua depois da publicidade

Pelo Código Penal brasileiro, uma pessoa só pode cumprir pena na prisão no final de um processo, caso haja condenação e tenham se esgotado todas as possibilidades de recurso.

Leia o artigo completo