O Boletim Focus também elevou pela oitava semana seguida a expectativa de inflação. Agora, ela passou de 4,26% para 4,30% ao ano. As preocupações são principalmente com a seca, que aumenta preços da energia elétrica e o câmbio.
Amanhã, terça-feira (10), sai o IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto. A expectativa é que ele deve ficar próximo de zero.
A primeira prévia da inflação de setembro já saiu. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,05% na primeira quadrissemana de setembro, após fechar agosto com deflação de 0,16%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula alta de 3,94% em 12 meses. Amanhã sai o IPC-Fipe.
Nos Eua
Também saem esta semana dados sobre a inflação dos Estados Unidos. O índice de preços ao consumidor está previsto para quarta-feira e o índice de preços ao produtor sai na quinta-feira. Os dados ajudarão a moldar a decisão do Fed sobre corte nos juros na semana que vem, embora o banco esteja mais preocupado com o mercado de trabalho.
Na China
O índice de preços ao consumidor (CPI) avançou 0,6% ao ano em agosto. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas, que previam alta de 0,8% no período. Mas o indicador acelerou em relação à inflação registrada em julho, de 0,5%. O índice subiu 0,4% em agosto na comparação com julho.