A BMW tem planos ambiciosos para a próxima geração do M3. Com a Neue Klasse, a alemã quer subir o sarrafo, como já fez diversas outras vezes no passado. O que começará a ganhar as ruas ainda este ano com a nova geração do iX3 apresentará muita evolução tecnológica, como o "Heart Of Joy", uma nova central eletrônica que integrará diversas funções do carro - que, no total, terá apenas quatro módulos.
E o M3 EV também deverá fazer parte dessa nova família, com chegada prevista para entre 2026 e 2027. Até lá, teremos que nos contentar com imagens de flagra como os feitos pelos nossos colegas do CarSpyMedia, que tiveram oportunidade de ver um protótipo sedã feito na Neue Klasse bem camuflado rodando pela neve da Suiça.

Foto de: CarSpyMedia
O que pode ser visto no flagra
Com duração de quase quatro minutos, o vídeo mostra o novo esportivo elétrico da BMW encarando as temperaturas frias do inverno sueco. A escolha não é por acaso: o fato de o carro estar sendo testado em tal ambiente sugere que os engenheiros estão testando suas capacidades em rotas mais exigentes e em temperaturas mais frias. A alemã, inclusive, montou um centro de testes na cidade de Arjeplog, perto do Círculo Polar Ártico.
Como é sabido, a divisão M da BMW está desenvolvendo um sistema inovador de quatro motores para seus futuros veículos elétricos: dois para cada eixo, com algumas configurações capazes de gerar mais de 1.358 cv. No entanto, a versão elétrica do M3 terá uma potência menor, na casa dos 700 cv.
Para uma distribuição de torque mais precisa, cada motor acionará uma das rodas individualmente e, graças a uma rede de sensores avançados e à interação com o ângulo de direção e a pressão do acelerador, o torque será ajustado dinamicamente para otimizar o desempenho de acordo com as condições de direção.
Na metade do vídeo, também é possível ter um vislumbre do interior. Graças a um zoom, o novo volante e uma parte da central multimídia podem ser vistos. Pelo flagra, já é possível identificar que o novo esportivo deve apostar em uma grande tela na parte central, já a instrumentação deve ter muito do novo BMW Panoramic iDrive, apresentado durante a CES 2025.

Foto de: CarSpyMedia
Como é o novo BMW Panoramic iDrive?
Com o objetivo de não distrair o motorista com informações exageradas ou desnecessárias, o novo Panoramic iDrive promete praticamente aposenta o painel tradicional como conhecemos. Usando uma faixa preta logo abaixo do para-brisa, de coluna a coluna, são três áreas distintas para informações.
Nas duas sessões restantes, é possível configurar o que é exibido, inclusive um assistente pessoal, pela tela central. Seu formato e até mesmo comandos básicos de fácil acesso foram pensados para facilitar comandos sem que o motorista precise sem tirar a atenção da entrada e, ao mesmo tempo, o passageiro pode operar. No volante, os botões acendem conforme estão disponíveis para uso, desde atender uma ligação até controle do sistema ADAS.

Foto de: BMW

Foto de: BMW

Foto de: BMW
BMW Panoramic iDrive
Um Head-Up Display, opcional, projetará as imagens de navegação 3D e outras informações para o motorista, em conjunto com o Panoramic iDrive. Todo o conjunto faz parte do projeto Neue Klasse, mas também estará nos novos BMW apresentados a partir do fim deste ano, sejam eles elétricos, híbridos ou combustão.
Tudo pronto para a Neue Klasse
Ainda que a demanda por carros elétricos não esteja tão alta quanto se estimava, o processo de eletrificação segue avançando, e as montadoras estão se adaptando. A fábrica do Grupo BMW em Munique (ALE) já está com tudo pronto para o lançamento da base Neue Klasse em 2026, com a construção de três novos setores de produção – carroceria, montagem e logística – durante a operação normal.
"Para o início da produção da Neue Klasse, teremos uma fábrica de última geração em Munique, caracterizada pela flexibilidade, inovação e, acima de tudo, eficiência", declarou Peter Weber, gerente da fábrica.
Para liberar espaço para a nova linha de montagem, a produção de motores a combustão foi transferida para Hams-Hall, no Reino Unido, e Steyr, na Áustria. Em 2026, os modelos elétricos da Neue Klasse serão fabricados simultaneamente com os veículos atuais a combustão e elétricos. Um ano depois, a fábrica de Munique se concentrará apenas em elétricos.