BMW M: Todos os carros elétricos da divisão esportiva terão 4 motores

há 2 semanas 2

A atual linha de modelos elétricos da BMW ainda não conta com um carro totalmente desenvolvido pela divisão M. Embora os modelos i5 M60 e i7 M70 apresentem algumas melhorias em relação às versões convencionais, eles não são, de fato, veículos M Performance com preparação mais robusta na motorização.

Por enquanto, será necessário aguardar até o final desta década para o lançamento de um modelo 100% elétrico verdadeiramente digno da assinatura M. No entanto, o desenvolvimento desse futuro veículo já começou há alguns anos, utilizando protótipos baseados no i4 M50, que foi o modelo mais vendido da divisão M nos anos de 2022 e 2023.

Em vídeo divulgado recentemente pela marca de Baviera, é possível ver um pouco mais dos bastidores do desenvolvimento e os testes dos protótipos do M elétrico. Cerca de dois minutos e meio após o início do vídeo, o chefe de desenvolvimento geral de veículos da BMW M compartilha uma informação interessante.

De acordo com Carsten Wolf, chefe de desenvolvimento geral de veículos da BMW M. todos os carros elétricos da divisão esportiva terão quatro motores em algum momento no futuro. Ele destaca a configuração de quatro motores dizendo que ela proporcionará "desempenho, qualidade e recursos sem precedentes que você não consegue nem imaginar hoje".

O protótipo apresentado no vídeo é mais do que apenas um i4 M50 com um revestimento colorido e a polêmica grade do M3. Além de ter quatro motores elétricos, ele também possui freios de carbono-cerâmica, carroceria reforçada para maior rigidez e novos sub-quadros em ambos os eixos. É claro que provavelmente há muitas outras mudanças, mas essas são as únicas sobre as quais a BMW fala.

BMW i4 eDrive 40 (2024)

BMW i4 eDrive 40 2024

Aparentemente, a BMW estava correndo para preparar o protótipo para que os chefes da diretoria dirigissem o i4 M50 com quatro motores. Descobriremos o que eles disseram em um vídeo posterior, mas é provável que estejam satisfeitos com o resultado, considerando que o CEO da divisão M, Frank van Meel, já confirmou um M3 sedã elétrico. Isso nos diz que a equipe executiva aprovou um modelo de produção, que poderá ser lançado em 2027 ou 2028.

Mas o M3 com motor de seis cilindros em linha continuará a ser vendido, já que um sedã esportivo com motor a gasolina também está planejado. Segundo consta, ele leva o codinome "G84" e há rumores de que entrará em produção em meados de 2028, possivelmente apenas com uma transmissão automática e tração nas quatro rodas.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Leia o artigo completo