O Ministério do Trabalho e o IBGE divulgam nesta sexta-feira (27) os dados mais recentes sobre emprego no país —com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Dentro das estatísticas mais recentes, os jovens têm chamado a atenção: se na faixa etária de 18 a 24 anos a taxa de desemprego é maior do que na média (da ordem de 14%, contra 7%), esse mesmo grupo se destaca no número de demissões a pedido (a proporção delas para o total de desligamentos é de 40%, contra 34% na média geral).
O Café da Manhã desta sexta começa com o economista Bruno Imaizumi, da consultoria LCA, que explica o que está por trás das tendências dos últimos meses. Depois, a consultora Maíra Blasi, que pesquisa o futuro do trabalho, analisa como elas conversam com o valor que os jovens dão para o trabalho hoje: o que motiva e desmotiva a geração Z e se é o mercado de trabalho que não está pronto para ela ou vice-versa.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.