Astronautas voltam à Terra após orbitar polos Norte e Sul

há 16 horas 1

Quatro astronautas privados retornaram à Terra após orbitarem o planeta em uma trajetória inédita, passando pelos polos Norte e Sul. A cápsula que eles ocupavam, uma Crew Dragon, da SpaceX, pousou por volta das 13h desta sexta (4) na costa da Califórnia.

A missão Fram2 —o nome é uma referência ao navio norueguês Fram, utilizado na exploração ártica no início do século 20— havia sido iniciada na noite de segunda-feira (1º).

A tripulação, liderada e paga por Chun Wang, viajou em uma órbita circular ao redor da Terra de polo a polo. Nascido na China, Wang fundou uma empresa de mineração de bitcoin.

Durante o voo, eles conduziram 22 experimentos focados principalmente em como o corpo humano muda na microgravidade.

Além de Wang, fizeram parte da missão a diretora de cinema norueguesa Jannicke Mikkelsen, a pesquisadora alemã em robótica e cientista polar Rabea Rogge e o aventureiro australiano Eric Philips.

A missão foi o sexto voo da SpaceX com astronautas privados e a 16ª usando a Crew Dragon, uma espaçonave reutilizável desenvolvida com financiamento da Nasa para fornecer à agência espacial um meio de transporte para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Hoje, a Crew Dragon é a única cápsula construída pelo setor privado que faz voos regulares em missões em órbita, enquanto a cápsula Starliner, da Boeing, está em desenvolvimento.

Leia o artigo completo