Aprovação de Galípolo foi expressiva, e sabatina demonstra maturidade institucional, diz Haddad

há 6 meses 10

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou nesta quarta-feira (9) que a aprovação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central teve votação expressiva e que a sabatina realizada no Senado Federal demonstra maturidade institucional.

O indicado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 66 votos a favor e 5 contra no plenário. Não houve abstenções. Durante o escrutínio desta terça (8), Galípolo foi poupado e até elogiado pelos senadores da oposição.

Com isso, obteve o placar com maior folga no plenário para uma indicação à presidência do BC ao menos desde 1999, ano do início do regime de metas de inflação.

"Eu penso que foi muito saudável a maturidade com que a sabatina foi feita e a votação, muito expressiva. Penso que é um sinal de que institucionalmente as coisas vão bem", afirmou o ministro.

De acordo com Haddad, Galípolo levará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) os três nomes escolhidos para as diretorias do BC que ficarão vagas em 2025.

O chefe do Executivo deve indicar os substitutos de Carolina de Assis Barros (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e de Otavio Damaso (Fiscalização), além de escolher alguém para a diretoria de Política Monetária, hoje ocupada por Galípolo.

"Nós imaginamos que em novembro seja possível sabatiná-los já. Nós vamos primeiro submeter os nomes ao presidente para depois levar ao senador Rodrigo Pacheco [presidente do Senado] as indicações para que ele possa fixar uma data junto à CAE e depois ao plenário", disse.

Leia o artigo completo