O regulador de concorrência do Reino Unido deve abrir uma nova investigação sobre a Apple e o Google após um relatório concluir que as empresas estavam "retardando a inovação" em navegadores de telefones móveis.
A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados, na sigla em inglês) apontou que as regras da Apple dificultam que os fabricantes de navegadores rivais ofereçam novos recursos. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores de aplicativos criticam a lentidão de processamento e as capacidades do navegador do iPhone.
A investigação feita pela CMA indicou que um acordo de compartilhamento de receita entre o Google e a Apple "reduz significativamente seus incentivos financeiros para competir em navegadores móveis no iOS".
A CMA afirmou que pretende ouvir a posição das big techs antes de definir se abrirá mesmo uma investigação completa.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Em comunicado, a Apple disse que discordava das conclusões da CMA. "Estamos preocupados que as intervenções discutidas no relatório... comprometeriam a privacidade e a segurança dos usuários", afirmou.
As duas empresas enfrentam várias investigações no mundo. Na última quarta-feira, o Departamento de Justiça dos EUA indicou a um juiz federal que solicitasse o desmembramento da Google e do Chrome em virtude das leis antitruste. Já a Apple é investigada na União Europeia por violar normas de concorrência com a loja de aplicativos App Store.