O diretor da empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity AI, Aravind Srinivas, afirmou nesta quarta-feira (23) que espera colaborar com os veículos de comunicação que acusaram a empresa de se aproveitar do seu trabalho.
Srinivas foi entrevistado durante uma conferência de tecnologia do Wall Street Journal realizada na Califórnia, nos EUA, dias após o jornal e o New York Post processarem a Perplexity por violação de direitos autorais e marcas registradas.
"Certamente ficamos muito surpresos com o processo, porque, na verdade, queríamos uma conversa", disse o executivo. "Estou aqui para deixar bem claro que adoraria ter um contrato comercial."
A Perplexity é uma das startups mais promissoras do Vale do Silício. Seu motor de busca baseado em inteligência artificial é citado como possível rival do Google.
As duas publicações que pertencem à News Corp, do bilionário Rupert Murdoch, entraram com ação judicial em Nova York, acusando a empresa de tecnologia de um "esquema descarado" para se apropriar de seu jornalismo para usar no mecanismo de busca impulsionado por IA.
No processo, os jornais informam que a Perplexity está "envolvida em uma quantidade massiva de cópias ilegais" de seu trabalho, "desviando clientes e receitas críticas" das publicações, "aproveitando-se do valioso conteúdo que elas produzem."
Srinivas afirmou que buscará as empresas atrás de um acerto. "Prefiro encontrar um modelo no qual possamos crescer juntos, em que o nosso sucesso financeiro nos recompense", disse o diretor ao Wall Street Journal.
Na entrevista, o executivo criticou diretamente o modelo adotado pelo Google de direcionar o tráfego para sites e, nesse processo, ganhar dinheiro com anúncios ou resultados patrocinados. Sua ideia é que a IA da Perplexity responda às consultas e divida a receita de publicidade com as fontes citadas por seu motor de busca: "Vamos compartilhar essa receita com os autores dos conteúdos de uma forma inspirada no Spotify."
Desvendando IA
Um guia do New York Times em formato de newsletter para você entender como funciona a IA
A Perplexity.ai é uma plataforma que responde a perguntas conhecida por sua interface minimalista e interativa. Diferentemente do ChatGPT e do Claude, a ferramenta da Perplexity oferece soluções atualizadas, que costumam incluir links para as fontes, o que permite ao usuário checar a informação.
Ao contrário de um motor de busca clássico, a Perplexity oferece respostas diretamente em sua página, eliminando a necessidade de clicar no site de origem.