A Troller teve suas atividades encerradas quando a Ford decidiu fechar todas as suas fábricas no Brasil e a montadora não quis vender os direitos da marca de jipes após isso. A planta localizada em Horizonte, no estado do Ceará, finalmente teve seu destino decidido: ela vai se tornar um polo automobilístico multimarcas.
Essa notícia veio do governo do Ceará, que anunciou o recebimento de R$ 400 milhões em investimentos. O evento contou com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
VEJA TAMBÉM:
- O que a Ford vai fazer com a Troller? E que fim levou a picape Pantanal?
- EXCLUSIVO: Stellantis acerta compra de metade da fábrica da Titano
- Troller: uma história mal contada do início ao fim
Por trás desses investimentos está a empresa Comexport, a maior comércio exterior e supply chain do Brasil. Ela é responsável pela importação de carros da Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
A estimativa é de produzir 40 mil veículos por ano na antiga fábrica da Troller. Na primeira fase serão gerados 255 empregos diretos, com estimativa de chegar a 9 mil postos de trabalho — diretos e indiretos — quando já estiver em atividade.
A Comexport já possui acordo firmado para a produção de seis carros diferentes de três marcas importantes na fábrica cearense. Não foram revelados quais são, mas há a previsão de serem feitos modelos eletrificados nessa planta que foi da Troller.
Esse tipo de fábrica multimarcas terceirizada já existe no Uruguai, com a unidade da Nordex. Ela produz hoje o Ford Transit, o Citroën Jumpy, o Fiat Scudo, o Peugeot Expert e a Fiat Titano.
Na Europa é comum terceirizarem a produção de carros com baixo volume para empresas independentes. A austríaca Magna Steyr é responsável por fazer o BMW Z4, o Toyota GR Supra, o Jaguar I-Pace e o Mercedes-Benz Classe G.
Com a chegada de novas montadoras no Brasil, todas já afirmando que pretendem se instalar por aqui, essa fábrica multimarcas vem a calhar. Poderá ajudar a contornar os impostos de importação enquanto aquece a economia local.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: