Apresentada no final do mês passado como aposta de peso contra Toyota Hilux e Ford Ranger, a exótica Tasman 2025 não foi a primeira ideia pensada pela Kia para o segmento de picapes. Em entrevista concedida recentemente ao site CarExpert, o gerente geral de planejamento de produtos na Austrália, Roland Rivero, revelou que o projeto inicial da marca para o mercado era na verdade uma caminhonete grande tradicional rival de Ford F-150 e RAM 1500.
“O primeiro estudo de caso que foi realmente estudado foi para a América do Norte, para enfrentar… o RAM 1500, F-150. Isso não aconteceu”, afirmou. “Então, a partir dessa ideia e desse caso de negócios, analisamos outras oportunidades e lacunas na linha de produtos Kia e um modelo menor, a Tasman, ganhou vida", completou. Segundo Rivero, uma caminhonete de porte médio e com alcance global revelou-se muito mais promissora do que o modelo individual e pensado só para o mercado norte-americano.
Cerca de 20 anos atrás, a Kia também ensaiou a ideia de construir uma picape de grande porte para concorrer com as tradicionais americanas. O projeto foi materializado através do conceito KCV4 Mojave Concept, que foi apresentado publicamente no Salão de Chicago de 2004. Na época, o objetivo da empresa era "avaliar a reação do consumidor norte-americano" e, então, decidir sobre o lançamento. O feedback, ao que tudo indica, não correspondeu às expectativas e o projeto acabou nunca ganhando forma.
Apesar de a Tasman não ter previsão de chegada aos Estados Unidos e de o KCV4 Mojave nunca ter saído do papel, a Kia ainda tem planos para entrar no mercado norte-americano de picapes. A estreia acontecerá através de inédita caminhonete baseada na arquitetura e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da marca. Será um modelo EV do tipo dedicado e inspirado no SUV EV9. O lançamento deverá acontecer até 2027 e, quando chegar ao mercado, a picape brigará com outras elétricas como Ford F-150 Lighting e Rivian R1T.