O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, agradeceu aos argentinos pelo resultado positivo no setor brasileiro de veículos no primeiro trimestre. A declaração foi feita em redes sociais nesta quarta-feira, 9.
Conforme um balanço divulgado na terça, 8, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a exportação de veículos cresceu 40,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação anual, totalizando 115,6 mil unidades, resultado puxado pelo aumento de 120% dos embarques para a Argentina.
Na mesma base de comparação, as vendas registraram alta de 7,2%, chegando a 551,7 mil veículos. A produção, por sua vez, subiu 8,3% no período, atingindo 582,9 mil unidades – embora tenha caído 2,9% em março na comparação anual e 12,6%, na mensal.
“Gracias, hermanos Obrigado, irmãos!”, escreveu Alckmin na rede social X na manhã desta quarta-feira, destacando a contribuição da Argentina para resultado do período no setor, bem como de um “vibrante” mercado interno.
“A indústria brasileira, com a Nova Indústria Brasil do presidente Lula, renasceu e continua produzindo, atraindo investimentos e gerando mais empregos e renda”, acrescentou o vice-presidente, em referência à política industrial do governo federal para impulsionar o setor até 2033.