‘Ainda estamos aqui’, declara Lula durante discurso na cerimônia em memória dos atos de 8 de janeiro

há 14 horas 1

Filme ‘Ainda Estou Aqui’ protagonizado pela atriz Fernanda Torres foi referenciado pelo presidente ao expressar que democracia segue viva após dois anos dos ataques antidemocráticos em Brasília

Lula em discurso da cerimônia

Durante o evento, Lula declarou que "ainda estamos aqui" e que democracia segue viva.

Nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante a cerimônia que relembra os dois anos dos atos de 8 de Janeiro, quando manifestantes invadiram a sede dos Três Poderem em Brasília. Durante o evento, Lula declarou que “ainda estamos aqui” e que democracia segue viva. Por outro lado, “Ainda Estou Aqui” é o título do filme estrelado por Fernanda Torres e altamente aclamado pela crítica. Atriz recebeu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama nesta semana.

“Hoje é dia de dizer em alto e bom som, ainda estamos aqui. Estamos aqui para fizer que estamos vivos que democracia está viva ao contrário do que planejam golpistas de 8 janeiro de 2033. Estamos aqui mulheres e homens de diferentes origens crenças, unidos por uma causa em comum. Estamos aqui pra dizer alto e bom som ditadura nunca mais, democracia sempre”, discursou o presidente da República.

Paralelamente, o filme ‘Ainda Estou Aqui’ foi referenciado por Lula durante a declaração. O longa de Walter Salles é protagonizado pela atriz Fernanda Torres que ganhou o Globo de Ouro no último domingo (05). Na obra, a artista interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura militar. Após a premiação inédita, o presidente ligou para Fernanda para parabênizá-la pela conquista e no telefonema relembrou a importância do filme para o momento em que o Brasil vive.

Pensando nos desdobramentos dos atos realizados em 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) já condenou 375 réus pelos, resultado da denúncia de 1.682 envolvidos. Posteriormente, em outro momento do discurso, Lula defendeu a punição dos responsáveis e afirmou que as investigações seguem em curso. “Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, todos”, disse.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante a solenidade, Lula ainda mencionou a suposta tentativa de assassinato contra ele, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes, e afirmou que todos os envolvidos “terão amplo direito de defesa e terão direito à presunção de inocência”.  

Leia o artigo completo