Apesar de o carro flex estar no mercado há mais de 20 anos, muitos consumidores ainda se atrapalham na hora de escolher o combustível
Por
Boris Feldman
Publicado em 01/08/2024 às 07h02
O carro flex foi lançado em 2003, completando 21 anos em 2024 e até hoje tem muito motorista que não entende muito bem o seu funcionamento. Uma das grandes dúvidas sobre esse tipo de veículo está relacionada aos consumos distintos entre combustíveis.
VEJA TAMBÉM:
- Carro flex 2022 é melhor! Entenda
- Etanol: Confira quais são os 10 carros mais econômicos
- Carro flex deve usar qual combustível no 1º abastecimento?
Muitos se perguntam o porquê da diferença no consumo entre abastecer com gasolina e com etanol. É um fato que o etanol é consumido mais rápido, cerca de 30%.
Isso acontece porque ele tem menor poder calorífico que a gasolina. Ou seja, um litro de etanol contém 30% a menos de energia do que um litro de gasolina.
Mas, para o bolso do motorista não faz muita diferença, pois o etanol custa cerca de 30% a menos que a gasolina. Porém, em compensação, esse combustível mais barato tem uma octanagem maior, por isso quando o carro é abastecido com etanol, o motor oferece um desempenho superior.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.