Enquanto o mercado brasileiro de motos de entrada se resume quase que somente às opções básicas voltadas ao trabalho, na Ásia e na Europa, o público muito melhor atendido com diversas opções. A Yamaha é uma das poucas a oferecer por aqui algo realmente diferente: a R15. É uma esportiva carenada com um pequeno monocilídrico de 155 cm3 com arrefecimento a líquido.
Mas é apenas um dos exemplos de opções mais divertidas e estilosas que a marca e suas rivais oferecem em outros países. E com isso em mente, queremos falar sobre outra joia dessa categoria: a Yamaha XSR 125.

Foto de: Yamaha
Essa é uma daquelas motocicletas que são lindas de todos os ângulos.
A XSR 125 é a resposta da marca japonesa para os compradores que buscam o charme retrô sem a intimidação de uma motocicleta maior. Ela é essencialmente uma "XSR bebê", com o mesmo estilo neo-retro de suas irmãs maiores, a XSR 700 e a XSR 900. Isso significa faróis redondos de LED, um tanque de combustível esculpido e um design minimalista que combina a estética clássica com o desempenho moderno.
Sob o tanque, há um motor monocilíndrico de 124 cm3 com refrigeração líquida com Variable Valve Actuation (VVA) da Yamaha. Isso significa que ele fornece potência decente em toda a faixa de rotação, economizando combustível.
Ele produz cerca de 15 cv, mais que os 12 cv entregues pela Yamaha Factor 150 nacional, que tem arrefecimento a ar. O chassi leve da XSR 125 e a ergonomia ereta fazem dela uma ótima opção para novos motociclistas, enquanto seu estilo clássico garante que os mais experientes não sintam que estão pilotando algo muito de entrada.

Foto de: Yamaha
Agora vamos passar para a parte mais empolgante, o novo visual da motocicleta japonesa, que para a ocasião estreia cores que acabaram de ser lançadas no Japão.
A primeira é o cinza azulado metálico. Essa cor lembra imediatamente o prata da primeira geração da XSR 900. Ela dá à motocicleta uma aparência musculosa, quase reforçada, fazendo com que o tanque pareça maior do que realmente é.

Foto de: Yamaha
Ela tem o equilíbrio perfeito entre o moderno e o "old school", o que a torna uma ótima opção para aqueles que querem uma motocicleta sutil, mas marcante.
Há também o laranja escuro metálico . Se você gosta daquela tendência de cor retrô, levemente "rootbeery", essa cor é para você. É um marrom rico com um brilho metálico, complementado por adesivos dourados que gritam "vintage cool". É o tipo de cor que faz com que você sinta que está dirigindo algo verdadeiramente clássico, mesmo que esteja em uma máquina moderna com injeção de combustível.
Apesar de seu pequeno motor, a XSR125 tem muito potencial. É uma excelente motocicleta para o trânsito urbano, leve e ágil, mas com um estilo que chama a atenção. Mas aqui vale pontuar que, na Europa, alguns países permitem a condução de motos de até 125 cilindradas com a habilitação de carro, enquanto alguns países asiáticos sobretaxam motos de cilindrada alta de forma a quase torná-las proibitivas. Realidades bem diferentes da brasileira.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial