Zema: 'Aqueles que tentam preparar o Brasil para o futuro são sabotados'

há 1 mês 3

Governador de Minas Gerais pede olhar para o futuro. "O Brasil precisa olhar para frente e não ficar olhando pelo retrovisor", reforçou Zema ao afirmar que o estado governado por ele tem aumentado sua representatividade. "Não adianta o Estado fazer a reforma, fazer a lição de casa, se o país não faz", afirmou.

Parceira comercial

Governador do Piauí tenta atrair investimentos. Rafael Fonteles disse que seu estado "é o melhor lugar do mundo para se investir". "O Piauí é um estado pequeno, pouco conhecido, que muitos anos passa à margem do desenvolvimento nacional e internacional, mas que, nos últimos dez anos, está entre os que mais cresce a sua economia", afirmou.

Fonteles ressalta o leilão de concessão de energia elétrica para a EDP. A empresa portuguesa arrematou o controle da transmissão de energia elétrica no estado do Piauí com investimento previsto de R$ 60 bilhões. "Temos projetos de hidrovia, de ferrovia, de porto. vindo por aí na modalidade de PPPs e concessões", antecipou.

Relacionamento entre Brasil e Portugal foi destacado. Francisco Saião Costa, conselheiro econômico delegado da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) cita o Brasil como um parceiro comercial importante para os portugueses. Ainda assim, ele vê espaço para a expansão do comércio exterior.

Portugal exporta apenas 1% da produção ao Brasil. Segundo Saião, o Brasil é apenas o 19º cliente das exportações portuguesas, com foco para os combustíveis e minerais, que respondem por 63% das vendas. "Diversificar essa matriz passa precisamente por conseguirmos aumentar o leque de empresas que fazem negócios em ambos os mercados."

Leia o artigo completo