Aracaju
Um fato curioso ocorreu no mês de março na audiência de todas as plataformas no Brasil. Após anos de crescimento, o YouTube e a Netflix caíram nos números em março, segundo dados divulgados pelo Kantar Ibope. A TV aberta, após meses de queda, voltou a crescer.
Segundo o instituto, o YouTube caiu de 13,3% para 12,5% no mês passado. É uma redução de 6%. O fato chama a atenção por que foi um mês de apostas para o YouTube, com a transmissão ao vivo de jogos importantes do Campeonato Paulista.
Já a principal plataforma de streaming pago do mundo teve uma queda bastante relevante. A Netflix saiu de 4,9% em fevereiro para 4,2% em março na participação dos Videos Online, segundo o Kantar Ibope.
É uma queda de 16%. Trata-se da maior redução de audiência da Netflix no Brasil desde que o Kantar Ibope passou a medir os números da plataforma, em 2022.
O Globoplay conseguiu 1,7% e manteve-se estável em março, assim como o Amazon Prime Video, que ficou com 0,9%, mesmo percentual de fevereiro. O Max e o Disney+ tiveram subidas tímidas: saíram de 0,3% para 0,4%.
Um dado em especial chama a atenção: a TV aberta voltou a subir na preferência do telespectador. Considerando todas as TVs, as grandes redes alcançaram 70% do público que assiste televisão no Brasil.
Em fevereiro, eram 68,2%. Trata-se de um crescimento de 2,6%. O dado foi bastante comemorado por executivos das grandes emissoras, como Globo e Record.