A XP Investimentos elevou de 14,25% para 15% sua projeção de Selic terminal ao final do atual ciclo de aperto monetário. No comunicado da decisão de dezembro do Copom, de elevar o juro básico em 1,0 ponto porcentual, divulgado nesta quarta-feira, 11 o colegiado se comprometeu com mais duas altas de mesma magnitude, caso o cenário transcorra como o esperado.
Assim, a Selic deverá atingir 14,25% em março. A XP espera que haja ainda uma alta adicional de 0,75 ponto em maio, quando a Selic finalmente atingiria o pico prospectado de 15%. “Se necessário, o Copom pode optar por uma elevação adicional em junho para concluir o ciclo”, acrescenta o time de macroeconomia da corretora em nota.
A XP pontua que, após a decisão do Copom, irá refinar suas demais projeções macroeconômicas, mas que, por ora, a estimativa de IPCA em 4,5% no final de 2026 tem viés de baixa.
Embora reconheça que o Copom ainda deixou em aberto a possibilidade de um juro ainda mais alto que 14,25%, a XP reconhece que essa estratégia do Copom “mais concentrada no curto prazo” deve haver esfriamento da atividade econômica e estabilização do câmbio, “o que provavelmente ficará evidente até maio do próximo ano”, dizem.