Os cinemas de São Paulo têm dez estreias de filmes nesta semana. Entre os destaques, está o aguardado "Wicked", longa baseado no musical de mesmo nome que conta a história das bruxas do universo de "O Mágico de Oz". No elenco, estão as atrizes Ariana Grande, como Glinda, e Cynthia Erivo, como Elphaba.
As novidades da semana incluem também títulos brasileiros, como "Avenida Beira-Mar", vencedor do Prêmio Felix no Festival do Rio, "A Herança" e "Retrato de um Certo Oriente". A seguir, veja os destaques do cinema.
171
Brasil, 2023. Dir.: Rodrigo Siqueira. 95 min. 12 anos
O documentário acompanha seis presos em São Paulo que cumprem pena por motivos diferentes, mas todos sob o artigo 171 do Código Penal: estelionato, furtos e golpes financeiros.
A Herança
Brasil, 2024. Dir.: João Cândido Zacharias. Com: Diego Montez, Yohan Levy e Analu Prestes. 80 min. 14 anos
Quando recebe a notícia da morte de sua mãe, Thomas volta ao Brasil e descobre ser o único herdeiro da casa de uma avó que nunca conheceu. Porém, enquanto ele se reconecta com a história da família, Ben, seu namordo, desconfia que algo perigoso se esconde.
A Linha de Extinção
Elevation, Estados Unidos, 2024. Dir.: George Nolfi. Com: Anthony Mackie, Morena Baccarin e Maddie Hasson. 91 min. 18 anos
O suspense acompanha um pai solteiro e duas mulheres que vivem nas montanhas após a chegada de um apocalipse. Fora de suas casas, o trio se aventura e enfrenta monstros para salvar a vida de uma criança.
Avenida Beira-Mar
Brasil, 2024. Dir.: Maju de Paiva e Bernardo Florim. Com: Andrea Beltrão, Isabel Teixeira e Milena Pinheiro. 92 min. 14 anos
Rebeca, aos 13 anos, se muda com a mãe para um bairro litorâneo de Niterói (RJ). Enquanto está de castigo, a jovem observa a rua por cima do muro até avistar Mika, uma menina trans de sua idade, que apresenta um novo mundo à colega recém-chegada.
Nayola, em Busca da Minha Ancestralidade
Portugal, Bélgica, França, Países Baixos, 2022. Dir.: José Miguel Ribeiro. 83 min. 12 anos
Na animação, Lelena vive em uma guerra civil ao lado de sua filha Nayola e sua neta Yara. Nayola desaparece após partir em busca de seu marido e perde o crescimento de Yara, que, décadas mais tarde, torna-se uma adolescente rebelde.
Razões Africanas
Brasil, EUA, Cuba, Angola, Mali, República Democrática do Congo, 2023. Dir.: Jefferson Mello. 90 min. 12 anos
O documentário faz um retrato da identidade de três gêneros musicais que são legados do continente africano: blues, rumba e jongo. Ele investiga as similaridades e as particularidades desses três ritmos.
Retrato de um Certo Oriente
Brasil, Itália. 2024. Dir.: Marcelo Gomes. Com: Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour. 92 min. 12 anos
Dois irmãos embarcam do Líbano para o Brasil na tentativa de fugir da guerra iminente. Na viagem, se envolvem em conflitos amorosos e religiosos, que fazem com que tenham que desembarcar em um vilarejo indígena.
Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal
All Dirt Roads Taste of Salt, Estados Unidos, 2023. Dir.: Raven Jackson. Com: Kaylee Nicole Johnson, Chris Chalk e Jayah Henry. 92 min. 12 anos
O longa acompanha décadas da vida de uma mulher no Mississippi, nos EUA. Faz retrato detalhado e poético de como os lugares podem moldar as pessoas.
Vencer ou Morrer
Vaincre ou Mourir, França, 2022. Dir.: Vincent Mottez. Com: Hugo Becker, Valentine Piffard e Tristan Studer. 99 min. 12 anos
O drama se passa em 1793, após a Revolução Francesa. Segue Charette, um jovem aposentado da Marinha Real que voltou para sua casa no campo. Lá, camponeses angustiados recrutam o menino para assumir o comando da rebelião local.
Wicked
Wicked, Estados Unidos, Grã-Bretanha, 2024. Dir.: Jon M. Chu. Com: Cynthia Erivo, Ariana Grande e Jonathan Bailey. 161 min. 10 anos
Baseado no musical homônimo da Broadway, a história se passa antes de "O Mágico de Oz" (1939) e conta como as bruxas Glinda, uma jovem popular, e Elphaba, uma garota retraída por ter a pele verde, se conhecem em uma faculdade de magia e constroem uma amizade. Porém, a relação das duas fica abalada quando as diferenças falam mais alto.
ESPECIAL
Cinemas da África Subsaariana: Clássicos Restaurados
Mostra de cineastas africanos considerados pioneiros na criação audiovisual negra do continente. Exibe 12 títulos restaurados entre documentários, ficções e animações.
Cinemateca Brasileira - lg. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul. Qui. (21), às 19h15. Sex. (22), às 19h e às 20h45. Sáb. (23), às 18h40. Dom. (24), às 16h e às 17h45. Grátis, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão
Morar e Habitar
Brasil, 2024. Dir.: Alvaro Guillermo. 60 min. Livre
O documentário traz a importância da casa na sociedade atual. Aborda as diferenças entre conceitos como "moradia" e "domicílio", que durante na pandemia foram tratados como sinônimos.
Reserva Cultural - av. Paulista, 900, Bela Vista, região central. Seg. (25), às 19h. Grátis, inscrições antecipadas em @club.desig.sp