Voz do Goku, Wendel Bezerra lembra infância difícil: 'Fome era normal'

há 3 meses 9

A mãe de Wendel era a responsável sozinha pelos cuidados e sobrevivência dos cinco filhos em São Paulo. "Meu pai era muito ausente. Vivia na estrada, era caminhoneiro. Ele era muito o estereótipo dos anos 60".

Apesar das poucas condições financeiras para sobreviver, Wendel e seus irmãos estudaram em escolas de teatro e artes, fruto da insistência da mãe para que seus filhos tivessem oportunidade.

Além da educação formal e artística, os conselhos que recebeu em casa foram um guia para a carreira do dublador. "Minha mãe, sem instrumento, sem condição, sem um monte de coisa, colocava esses conceitos na nossa cabeça. De fazer o melhor possível, de não ser preguiçoso, de se esforçar".

A experiência com artes cênicas formou Wendel e seus irmãos para que eles trabalhassem com teatro, dublagem e comerciais de TV para ajudar a família. E mesmo com a rotina, a mãe do dublador sempre insistiu na importância dos estudos. Wendel é formado em direito, mas nunca trabalhou na área.

Minha mãe falava: estude sério. Tem que estudar. Tanto o estudo quanto o trabalho sempre foram muito sérios [...] Fiz faculdade só para agradá-la. Sou formado em direito, mas nessa época eu já tinha decidido que seria dublador.Wendel Bezerra, dublador

Ele acredita que seu sucesso é fruto dos conselhos e das palavras de conforto que sua mãe insistiu em dedicar aos filhos.

Leia o artigo completo