Volkswagen revela ID.Every1, sucessor elétrico acessível do e-Up!

há 1 mês 6

O mercado europeu de carros elétricos passa por uma fase desafiadora, com vendas abaixo do esperado. Mesmo assim, as montadoras seguem investindo em modelos acessíveis para ampliar o público e garantir rentabilidade. A Renault saiu na frente com sua linha retrô inspirada em clássicos da marca, e agora é a vez da Volkswagen apostar em um compacto elétrico acessível: o ID.Every1, sucessor do Up! elétrico, que promete ser uma alternativa competitiva no segmento.

Estamos falando do ID.Every1, apresentado ainda como conceito pela marca alemã, ainda que ele seja substancialmente maior que o antigo E-up!, que foi eliminado em 2023. O conceito mede 3,88 metros, o que o torna 280 milímetros mais longo que o antigo elétrico popular da VW. No preço, a estimativa da Volkswagen é ter preços próximos ao do futuro Renault Twingo, na casa dos € 20.000 (cerca de R$ 121 mil) quando chegar à linha de montagem.

Foto a: Volkswagen

Herança do Golf

Embora seja um conceito, não esperamos grandes mudanças para o modelo de produção. A versão final terá limpadores dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores maiores, sensores de estacionamento e outros. Há um pouco do DNA do design do Golf de primeira geração incorporado à identificação. Todos1. A linha de cintura remete a clássica primeira geração desenhada por Giorgetto Giugiaro, enquanto o contorno preto da tampa traseira remete ao hot hatch GTI original de 1976.

Mesmo sendo um carro pequeno, as rodas de 19 polegadas não parecem necessariamente exageradas. Esperamos que sejam oferecidas rodas menores para aqueles que priorizam o conforto ao dirigir e a autonomia extra em vez de um visual mais esportivo. Na era do corte de custos, especialmente no Grupo VW, teremos que esperar para ver se o modelo de produção terá portas de carregamento em ambos os para-lamas dianteiros.

Volkswagen ID. Every1

Foto de: Volkswagen

Volkswagen ID. Every1

O interior tem como objetivo oferecer tanto espaço quanto o Polo, o que é possível graças ao aproveitamento de espaço superior que somente um carro elétrico montado em uma plataforma dedicada pode oferecer. Quatro pessoas cabem no interior e o compartimento de bagagem mede 305 litros, o que é mais do que decente para um carro desse segmento.

No painel, há um pequeno painel de instrumentos digital à frente do motorista, item cada vez mais raro nos dias atuais, enquanto na parte central há uma multimídia responsável pelos comandos de ar-condicionado e outras funções, já que não há botões físicos no tabelier.

Foto a: Volkswagen

Se estiver se perguntando sobre a caixa entre os bancos dianteiros, ela é um alto-falante Bluetooth removível. Outro recurso interessante é o console central, que desliza para a frente e para trás, apoiando-se em um trilho, semelhante ao que se encontra na minivan ID. Buzz. O lado do passageiro do painel de instrumentos também contém um trilho no qual é possível fixar um tablet ou uma prateleira que funciona como mesa.

O ID.1 será baseado na mesma plataforma MEB de tração dianteira que seu irmão maior, o ID.2. O único motor do conceito montado no eixo dianteiro produz modestos 94 cavalos de potência, o suficiente para uma velocidade máxima de 130 km/h. Embora o tamanho da bateria não tenha sido mencionado, a VW promete uma autonomia mínima de 250 quilômetros.

A Volkswagen planeja lançar o ID.2 no próximo ano e o ID.1 em 2027. O maior dos dois carros elétricos dará origem a um derivado GTI e a um ID.2X semelhante a um aventureiro. O esportivo já foi apresentado pelo conceito ID. GTI, enquanto a versão SUV será apresentada em setembro deste ano no IAA Mobility Show de 2025, em Munique.

Veja em nosso canal no YouTube

Fonte: Volkswagen

Leia o artigo completo