No início do ano, o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, havia conversado com a coluna sobre a possibilidade de o GTI vir de forma oficial. Digo chances, mas nada de concreto. Com o flagra, fica mais evidente que pode estar mais perto do que longe, e o retorno se transformar em uma realidade. As unidades que circulam no Brasil chegaram ao país por meio de importações diretas.
Caso seja realmente vendido no mercado brasileiro, o modelo conta com motor 2.0 TSI. São 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio é DSG automatizado com sete velocidades. A aceleração do zero aos 100 km/h é feita em 5,9 segundos.
Por dentro da cabine, o esportivo da Volkswagen tem multimídia que ficou mais moderna e rápida. Agora, ela conta com comando de voz inteligente e integração com inteligência artificial via ChatGPT.
O Golf GTI pode aparecer no Festival Rock in Rio, evento patrocinado pela montadora. Apesar disso, ainda é incerta a comercialização do modelo por aqui.
Falando sobre os concorrentes Corolla GR e o Type R, eles contam com 304 cv e 297 cv, respectivamente. Os preços estão na casa dos R$ 400 mil - valor que dificilmente o Golf GTI ficará abaixo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
*Colaborou Rodrigo Barros
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.