Na academia Diakadi Fitness, em São Francisco, nos Estados Unidos, há uma "parede de conquistas" coberta de placas que comemoram os feitos dos clientes. Ao longo de mais de duas décadas, Billy Polson, fundador e co-proprietário da academia, já viu uma variedade de marcos serem registrados, desde recordes pessoais em corridas até melhores desempenhos na musculação. Uma mulher até colocou uma placa ao conseguir tocar piano por 30 minutos sem sentir dores nas costas.
Para muitas pessoas que colocam uma placa na parede, a sensação de realização vem acompanhada de uma pergunta inquietante: e agora?
Definir metas é uma forma de demarcar o tempo, afirma Katy Milkman, cientista comportamental da Universidade da Pensilvânia e autora de How to Change. Assim como uma formatura, conquistar uma meta marca o fim de um capítulo da vida. Então, é natural se perguntar o que vem depois.
Se você acabou de alcançar um objetivo, veja como especialistas recomendam lidar com a incerteza que pode surgir.
Não tema a desmotivação
Sentir-se meio perdido após alcançar um objetivo, especialmente um pelo qual se trabalhou por muito tempo, é algo normal, diz Emily Balcetis, professora de psicologia da Universidade de Nova York.
Perseguir uma meta pode dar uma sensação de identidade e propósito, então atingir o fim dessa jornada pode parecer como ter o chão puxado dos pés, mesmo que o resultado seja empolgante.
Reconhecer que essa tristeza é esperada ajuda a informar qual será seu próximo objetivo. Se você terminou um triatlo e percebe que sente falta do tempo ao ar livre durante os treinos, talvez seja interessante definir uma nova meta que o leve de volta para fora.
Encontre maneiras de celebrar
O cérebro busca recompensas, comenta Balcetis. Parte do que nos motiva a cruzar a linha de chegada é saber que sentiremos uma sensação de conquista no fim.
Na academia de Polson, os treinadores costumam conhecer as "linguagens de celebração" dos clientes e ajudam a planejar formas de curtir a conquista. Para algumas pessoas, isso pode ser uma postagem orgulhosa nas redes sociais e alguns dias de folga. Para outras, um jantar festivo ou até mesmo umas férias na praia.
Se você alcança uma meta e não se permite celebrar, pode ser mais difícil encontrar motivação para superar o próximo obstáculo. Fechar um capítulo também ajuda a encarar uma nova meta com a sensação de um recomeço psicológico.
Reserve um tempo para refletir
Refletir sobre a experiência permite aplicar o que foi aprendido ao próximo desafio.
Considere as táticas que ajudaram a atingir o marco e os obstáculos superados. Foi útil separar suas roupas de treino na noite anterior? Ou você teve dificuldade em acordar cedo e percebeu que era mais consistente ao treinar à tarde?
Também é importante se perguntar por que definiu aquela meta em primeiro lugar. Quando os objetivos estão alinhados aos seus valores, a motivação tende a se manter.
Se valoriza estar em equipe, treinar com amigos para uma corrida de 5 km pode ser mais motivador do que fazer isso sozinho. Se gosta de rotina, talvez uma meta de caminhada diária seja ideal.
Algumas pessoas rapidamente partem para a próxima meta, o que pode ser positivo se isso traz alegria.
Se você completou um triatlo e adorou os treinos matinais na piscina, inscrever-se em outro pode permitir celebrar a conquista enquanto usa essa energia como combustível.
Seja qual for o próximo foco, certifique-se de que a meta seja concreta e possa ser dividida em atividades semanais pequenas. Metas menores e mais alcançáveis ajudam a manter a motivação.
Mas não exagere
Se estiver se sentindo esgotado, pense em mudar o foco. Fazer uma pausa de um tipo de meta e identificar outra pode ser revigorante.
Isso pode significar trocar o ciclismo por treinos de força, ou as aulas de grupo por uma rotina de treino solo.
Ou, talvez você sinta necessidade de apenas respirar. Se for o caso, respeite essa sensação e tire um tempo para descansar.
Às vezes, a melhor resposta para "o que vem depois?" é simplesmente um pouco de descanso.
Cuide-se
Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar