Vital Farias (1943 - 2025) - Morre Vital Farias, cantor e compositor do interior paraibano, aos 82 anos

há 3 horas 1

Vital Farias, cantor e compositor paraibano, morreu nesta quinta-feira (6) aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em decorrência de uma complicação cardíaca, e a informação foi confirmada por familiares próximos.

Segundo um comunicado emitido à imprensa pelo hospital, ele foi internado nesta quarta-feira (5) por conta de um infarto agudo do miocárdio. Embora tenha sido submetido a exames e outras medidas emergenciais, o músico não resistiu.

Nascido em 1943 na zona rural de Taperoá, no interior da Paraíba, Farias foi morar no Rio de Janeiro nos anos 1970, onde se formou em música. Seu primeiro disco, intitulado a partir de seu próprio nome, trazia uma música em parceria com Livardo Alves e Ari Toledo, "Ê Mãe".

Em pouco tempo, o músico ficaria conhecido em todo o país por canções como "Canção em Dois Tempos". Suas composições traziam uma carga cômica no ritmo e em suas letras, além da atmosfera nordestina.

Ao longo de sua carreira. Farias firmou parcerias com nomes como Geraldo Azevedo, Xangai e Elba Ramalho. Foi na voz de Azevedo que a canção "Veja" ficou conhecido, enquanto Ramalho popularizou "Ai, que Saudade D'Ocê", outro sucesso do artista paraibano.

Em homenagem ao legado deixado por Farias, a Secretaria do Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) fez uma publicação em seu perfil no Instagram.

"A Paraíba perdeu hoje uma de suas vozes mais marcantes, um de seus poetas mais sensíveis. Vital Farias é o compositor de músicas que marcaram época, que foram gravadas e regravadas por cantores de todo o Brasil e que deixaram mensagens profundas, duradouras e fortes ao longo das décadas."

A Prefeitura Municipal de Taperoá decretou luto oficial de três dias. Parte do velório e sepultamento do corpo do artista deve acontecer no município.

Leia o artigo completo