A Vestas, uma empresa dinamarquesa, é líder global em soluções de energia sustentável. É também a maior produtora de turbinas eólicas do mundo. Na América Latina, a empresa atua em 21 países, entre eles o Brasil, onde a companhia implantou uma fábrica própria de turbinas eólicas em 2012, em Aquiraz (CE). Mantém ainda outras oito fábricas associadas (Argentina, Brasil e México) e oito centros de serviços (Argentina, Brasil, Caribe, Chile, México e Uruguai).
Pás eólicas recicladas e menos desperdício
A fábrica em Aquiraz tem 3% de desperdício. "Hoje, por exemplo, na nossa fábrica em Aquiraz é 100% energia renovável e tem 3% de desperdício, ou seja, 97% do que entra na fábrica é utilizado. A questão do desperdício também é muito importante dentro dessas metas que a gente tem na empresa", declarou Ricotta.
A gente tinha uma dificuldade para a reciclagem da pá, que tem uma resina, que era muito difícil. Mas no ano passado a gente descobriu uma solução para reciclar as pás, não só as pás novas, mas as velhas também. Com isso, a gente está em um rumo forte para que em 2040 a gente tenha os nossos produtos recicláveis e que tenha o menor lixo possível também.
Eduardo Ricotta, presidente da Vestas na América Latina
Alcançar a neutralidade de emissões de carbono
Na entrevista, Ricotta disse que a Vestas tem adotado medidas para zerar a emissão de carbono até 2030. Uma delas é ter uma frota 100% de carros elétricos. "Nós temos uma frota muito grande de carros, mas a gente quer ter 100% elétrico. Essa é uma ambição que a gente tem", afirmou. Outra medida é ter torres com 50% menos de emissão de CO2.