Presto minhas condolências aos familiares e amigos do ex-deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, que morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em São Paulo, aos 96 anos. Profundo conhecedor das ciências econômicas, ocupou papel altivo na história do Brasil desde 1967, quando se tornou, aos 38 anos, o mais jovem ministro do país.
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
É com profunda tristeza que os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), em nome de toda a Corte de Contas, se despedem de Antônio Delfim Netto, figura superlativa da política e economia brasileira. Além de sua destacada atuação política, Delfim Netto também deixou inestimável legado intelectual. Professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), compartilhou seu vasto conhecimento e publicou diversos livros e artigos sobre a economia brasileira, muitos dos quais inspiraram o desenvolvimento institucional do TCU. Em 2011, o Tribunal de Contas da União reconheceu sua dedicação à transparência e à eficiência na administração pública ao agraciá-lo com o Grande Colar do Mérito. Sua sólida ligação com nossa Corte é lembrada com respeito e gratidão. Aos familiares e amigos, expressamos nossas condolências. Que sua memória inspire gerações futuras a continuarem trabalhando pelo bem do Brasil.
Tribunal de Contas da União
John Maynard Keynes escreveu que um bom economista deve combinar os talentos do "matemático, historiador, estadista e filósofo." Delfim foi quem compreendeu isso em absoluto, melhorando ainda com um excelente senso de humor. Sentiremos falta.
Igor Rocha, economista chefe da Fiesp
Hoje nos despedimos do ex-ministro da Fazenda, Antônio Delfim Netto, uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Suas formulações econômicas foram sempre muito relevantes e consideradas. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos.
Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo
Nossas condolências aos amigos e familiares do ex-ministro, ex-deputado e professor Delfim Netto. Sua trajetória se confunde com a história do Brasil, tendo sido protagonista e testemunho de fatos fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Ele também foi ministro da Agricultura e contribuiu, com seu brilho, para o crescimento do setor.
Tereza Cristina (PP), senadora e ex-ministra da Agricultura: