Mesmo após a China anunciar sua resposta mais dura até agora à guerra comercial em curso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender sua política de tarifas nesta sexta-feira (4), garantindo que “MINHAS POLÍTICAS NUNCA MUDARÃO”. Em postagem na Truth Social, ele ainda incentivou o investimento estrangeiro no país: “Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”
A declaração veio horas depois de Pequim impor tarifas adicionais de 34% sobre produtos americanos e anunciar restrições à exportação de terras raras médias e pesadas, como térbio, disprósio e gadolínio — insumos estratégicos para tecnologia e defesa. A China também adicionou 16 empresas americanas à sua lista de controle de exportação e classificou outras 11 como “entidades não confiáveis”, impedindo suas operações no país.
As medidas elevaram temores de recessão global e provocaram fortes quedas nos mercados. Apesar disso, Trump compartilhou em suas redes sociais um vídeo que sugere que a queda nas bolsas é uma jogada calculada para forçar cortes de juros pelo Federal Reserve, beneficiar a classe média e reduzir preços internos.
(Matéria em atualização)