Três dicas para não comprometer o dinheiro que ainda nem entrou

há 3 semanas 3

2. Priorize as dívidas mais caras

Se você já tem dívidas, utilize o 13º para quitar aquelas com os maiores juros, como o cartão de crédito ou o cheque especial. Isso ajuda a reduzir o impacto dos encargos no seu orçamento e permite começar o ano com mais tranquilidade. Ao priorizar essas pendências, você transforma o dinheiro extra em uma ferramenta para reorganizar suas finanças.

3. Reserve parte para começar uma reserva

Mesmo que grande parte do 13º seja destinada a gastos urgentes, tente guardar uma pequena quantia para iniciar sua reserva de emergência. Ainda que o valor seja simbólico, dar o primeiro passo é essencial para criar o hábito de poupar e proteger-se de imprevistos futuros.

Planejamento é a chave

Planejar não significa apenas anotar os gastos do dia a dia. É também definir com clareza o destino de qualquer dinheiro, inclusive o 13º salário. Saber exatamente como ele será usado, priorizando necessidades e objetivos, ajuda a evitar desperdícios e a construir uma relação mais saudável com suas finanças. Lembre-se: o 13º pode ser um grande aliado na organização financeira, desde que seja usado com consciência e estratégia.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Leia o artigo completo