Diferentemente de boa parte das marcas ocidentais e chinesas, a Toyota sempre foi conservadora em relação à transição energética de seus modelos. A marca foi uma das primeiras a apostar em veículos híbridos de massa com o Prius, há quase trinta anos, e as declarações de seu presidente, Akio Toyoda, de que os elétricos nunca ultrapassarão 30% de participação de mercado indicam que essa postura não deve mudar tão cedo.
Ainda que essa previsão se confirme, milhões de clientes continuarão comprando carros sem motores a combustão. Então, por que deixar esse mercado inexplorado? A montadora está finalmente se movimentando para conquistar uma fatia do segmento de veículos elétricos. Hoje, a Toyota conta apenas com uma versão própria do Subaru Solterra, disponível em poucos mercados.

Subaru Solterra

Toyota BZ4x
Embora não tenha revelado as identidades dos futuros EVs, a marca apresentou 3 conceitos durante o Fórum Kensiki, em Bruxelas e um deles, em específico, muito nos interessa. Estamos falando do conceito EPU, uma picape elétrica que deve adiantar muito do que veremos na possível derivada do Corolla que chegará ao mercado brasileiro até 2027.

Foto de: Toyota
A produção da anti-Toro japonesa foi confirmada pelos nossos colegas do Motor1.com Argentina no fim do ano passado durante evento com concessionários. A picape se juntará ao SUV Yaris Cross em um investimento de US$ 2,2 bilhões que a Toyota anunciou para o Brasil em março passado para a modernização da fábrica da montada em Sorocaba, no interior paulista.
Motorização híbrida plug-in
Junto com a nova picape, deve chegar também uma nova família de motores, conhecida internacionalmente como PHEV-FFV. Eles serão do tipo híbrido plug-in flex, e terão como ponto de partida o atual motor 2.5 Atkinson a gasolina do RAV4 Plug-In Hybrid.
Somente com gasolina, o propulsor atualmente entrega 182 cv. Ele seria combinado a um motor elétrico dianteiro de 180 cv e um traseiro de 53 cv. No caso do RAV4 Plug-in, a bateria de 18,1 kWh tem uma autonomia de 75 km. Essas alterações também inspirariam mudanças na linha Corolla, com a versão Cross podendo receber tração integral graças à adoção de um motor elétrico no eixo traseiro.
Marca abandonará sigla bZ em elétricos
Além do conceito da picape EPU, a marca focou suas atenções para dois novos SUVs. O menor deles é o Urban Cruiser, construído em parceria com a Suzuki e que em sua nesta nova encarnação tomará a forma de um derivado elétrico do Vitara, focando principalmente no mercado europeu.
Já o maior deverá ser o responsável por transformar o atual Land Cruiser em uma família completa de modelos que será expandida com o SUV das fotos, ainda apresentado como conceito, e que deverá contar com 7 lugares e se posicionar como uma alternativa elétrica ao atual Land Cruiser 300. Além dessa de três fileiras elétrica, a família Land Cruiser contará em breve com um SUV menor e com visual retrô, inspirando-se no extindo FJ Cruiser.
Apesar de ainda não contar com previsão de lançamento, os dois conceitos e o SUV Urban Cruiser já fazem parte da nova meta da Toyota em abandonar a sigla bZ (Beyond Zero, que remete à busca por emissões zero). A medida não é exatamente nova, já que outras marcas, como a Mercedes-Benz, também vem adotando medidas similares de utilizar nomes com identidade em seus elétricos.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Exclusivo: confira a primeira avaliação do Zeekr X no Brasil. Construído na mesma plataforma do EX30, é melhor que o Volvo? Apresentamos o Zeekr X Premium, um SUV 100% elétrico premium que traz inovações, acabamento superior e refinamento aprimorado em relação ao seu "primo" da marca sueca. Confira os detalhes e impressões no vídeo do Zeekr X Premium no canal Motor1.com no Youtube.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui
Fonte: Toyota