Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser

há 2 semanas 3

A Toyota acaba de apresentar um inédito SUV elétrico compacto. Trata-se do novo Toyota Urban Cruiser, que foi revelado como mais um modelo elétrico da marca japonesa voltado para o mercado europeu. Ele chega para complementar a linha Yaris Cross, já conhecida na versão híbrida. O Urban Cruiser compartilha a plataforma com o Suzuki eVitara, modelo também lançado recentemente, fruto da parceria entre Toyota e Suzuki no desenvolvimento de carros elétricos. 

O Urban Cruiser apresenta um design que mantém os principais elementos do conceito Urban SUV, como os faróis em formato de "cabeça de martelo" e as lanternas contínuas. Com 4,29 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 1,64 metros de altura, o modelo é um SUV compacto. A distância entre-eixos de 2,70 metros é um dos seus destaques, assim como a tração integral. 

Toyota Urban Cruiser 2024

Foto de: Toyota

No interior, o modelo conta com um quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Também é possível monitorar o status da carga da bateria por meio do aplicativo MyToyota. Para maior flexibilidade, os assentos traseiros são deslizantes e os encostos podem ser rebatidos na proporção 40/20/40.

O Toyota Urban Cruiser será oferecido em três versões, com diferentes opções de motorização e tração. A versão de entrada traz um motor de 144 CV (106 kW) combinado com uma bateria de 49 kWh. A versão intermediária conta com um motor de 174 CV (128 kW) e uma bateria de 61 kWh. Já a versão topo de linha, equipada com tração integral, utiliza um motor adicional no eixo traseiro, alcançando uma potência total de 184 CV (135 kW).

Embora a Toyota não tenha divulgado os números de autonomia, espera-se que o SUV elétrico tenha um alcance de até 400 km com a opção de bateria maior.

O Toyota Land Cruiser EV será apresentado ao público no Salão de Bruxelas em 2025. O lançamento está previsto para o Reino Unido no terceiro trimestre de 2025, seguido por outros mercados europeus. De acordo com o AutoCar, os preços esperados são em torno de R$ 266.000 (aproximadamente £35.000). 

Leia o artigo completo