TikTok não é risco nenhum para o Google, diz veterano do SEO

há 1 dia 1

Dono da agência de buscas Candour, Williams-Cook julga o TikTok não é nem de longe um rival ao domínio do Google. Com a experiência de quem já formou mais de 3 mil especialistas e SEO, criou a própria ferramenta para analisar os resultados do Google, o AlsoAsked, e já trabalhou com firmas do calibre da SEMRush, o executivo explica que o TikTok beneficia a empresa de buscas: os jovens pesquisam no app de vídeos curtos e, na hora de tomar alguma decisão, como se compram algo ou não, correm para o Google.

Veja a entrevista abaixo:

Por que os jovens estão recorrendo a plataformas para além dos motores de busca para encontrar informações?

Mark Williams-Cook: Principalmente por causa da familiaridade com esses aplicativos. Um motor de busca tem um uso principal, enquanto muitas plataformas como o TikTok servem principalmente como plataformas de entretenimento, com a capacidade adicional de pesquisar.

O elemento humano e a comunidade sempre foram importantes na descoberta de informações. Isso não é uma tendência nova. Já vimos um grande número de pessoas compartilhando informações em plataformas como Reddit e, anteriormente, Digg, por muitos anos. Plataformas baseadas em vídeo são simplesmente uma evolução disso.

Mark Williams-Cook, especialista em SEO
Mark Williams-Cook, especialista em SEO Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Por que o Google deveria se preocupar com essa mudança de comportamento?

Williams-Cook: Não tenho certeza se o Google está muito preocupado com isso. Isso, nna verdade, tem até favorecido um pouco o Google, já que a empresa se apoiou fortemente no fato de a geração Z estar escolhendo usar o TikTok como uma plataforma de busca durante a recente audiência sobre monopólio.

É mais provável que seja uma preocupação para a Alphabet, que é dona do YouTube, o que explica a introdução do Shorts para corresponder ao formato de consumo de vídeos que outras plataformas popularizaram.

A preferência da geração Z por outras plataformas coloca o Google e seus negócios estão em risco?

Mark Williams-Cook: O TikTok não é risco algum para o Google. Grande parte da receita do Google vem do seu negócio de anúncios, fortemente voltado para buscas transacionais, onde o TikTok tem um impacto muito menor.

Definitivamente há mais descoberta acontecendo nessas buscas pelo TikTok, mas a maioria das buscas valiosas vem depois disso.

Continua após a publicidade

Eu entendo totalmente que há alguma fragmentação, especialmente com coisas como escolher onde comer, por exemplo, mas essas não são grandes ameaças para o Google. Sob essa perspectiva, as ameaças para o Google vêm de outras buscas alimentadas pelos grandes modelos de inteligência artificial e pela Amazon.

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, contou em evento recente que os jovens entre 18 e 24 anos são a faixa etária que mais faz buscas no Google. Esses novos dados contradizem a ideia de que a Gen Z está se afastando da busca?

Mark Williams-Cook: O Google sempre vai apresentar números que pintam um quadro positivo, mas recentemente soubemos que o Google está realizando 5 trilhões de buscas por ano, o que é um número incrivelmente grande.

Dizer que uma demografia específica "faz mais buscas" do que outras não contradiz necessariamente o fato de que elas estão fazendo buscas em outros lugares.

Eu suspeito que isso também esteja relacionado ao fato de que esse grupo etário tem alguns dos maiores tempos médios de tela.

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo completo