Desocupação recuou para 4,2% nos três meses até junho, ante 4,4% no trimestre até maio; salário semanal médio, excluindo bônus, mostrou avanço anual de 5,4% no período
A taxa de desemprego do Reino Unido caiu para 4,2% nos três meses até junho, ante 4,4% no trimestre até maio, segundo dados publicados nesta terça-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país.
O ONS também informou que o salário semanal médio, excluindo-se bônus, mostrou avanço anual de 5,4% no trimestre até junho, desacelerando ante o ganho de 5,8% do trimestre até maio. O resultado marcou o menor acréscimo salarial desde agosto de 2022.
Liz McKeown, diretora de estatísticas econômicas do ON, comentou que a taxa de desemprego agora é menor do que há um ano e que houve um aumento modesto tanto no número total de pessoas empregadas quanto no número de funcionários na folha de pagamento no último trimestre.
“No entanto, o quadro de médio prazo permanece um pouco moderado, com a taxa de emprego ainda mais baixa do que há um ano e a taxa de crescimento do número de funcionários com folha de pagamento desacelerando ao longo do ano.”
Agora, o mercado deve ficar atento aos próximos indicadores econômicos que devem sair nos próximos dias. O dado de inflação deve sair amanhã, seguido da primeira estimativa do PIB para o período abril-junho, na quinta-feira. Na sexta-feira, será divulgado desempenho das vendas varejistas.