O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), publicou em seus perfis oficiais, nesta segunda-feira (16), uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece sorridente ao lado do empresário Elon Musk. A descrição da publicação nas redes sociais não deixa evidente que se trata de uma imagem falsa, apesar da pequena marca d'água no canto direito inferior do Grok, ferramenta do X, antigo Twitter. A imagem foi alvo de comentários críticos.
O governador afirma, em nota ao #Hashtag, que a postagem do Instagram traz na parte superior o aviso "Informação de IA", e "deixa claro que não é uma imagem real". A informação de que a imagem é gerada por IA foi adicionada posteriormente.
A legenda da publicação coloca dúvidas sobre a veracidade da imagem. "Talvez digam por aí que é inteligência artificial, mas a verdade é que sou eu levando o Elon Musk para dar uma volta no centro da capital e mostrar onde vai ficar a nova sede do Governo do Estado por lá! É, o Elon por aqui? Talvez não. Mas o novo Centro Administrativo do governo de São Paulo vai sim se tornar realidade!", diz o texto.
Em março, o governo paulista lançou um concurso de arquitetura para selecionar estudos para a construção do novo centro administrativo do estado no entorno do parque Princesa Isabel. A área escolhida, no bairro Campos Elíseos, é um dos locais que nos últimos anos abriga a concentração de dependentes químicos conhecida como cracolândia. O projeto faz parte de plano para requalificação da região central da capital.
Há um mês, no dia 17 novembro, o governador de São Paulo publicou um vídeo que mostra a SpaceX recuperando o primeiro estágio de seu superfoguete Starship em um inédito pouso na própria plataforma de lançamento, em Starbase, instalação da companhia americana em Boca Chica, no Texas. A legenda do texto atribui o sucesso da operação ao bilionário Elon Musk, o qual chama de visionário.
A publicação aconteceu um dia após a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, dizer que não ter medo de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e utilizou uma expressão em inglês para atacá-lo. "Fuck you, Elon Musk" ("vá se foder"), disse Janja, para se referir ao empresário que assumirá um cargo no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.