Tarcísio confirma créditos de ICMS à GM em anúncio de investimentos em SP

há 4 meses 15

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (4) a liberação de créditos de ICMS para a General Motors, na esteira do anúncio do investimento de R$ 5,5 bilhões da montadora no estado.

Segundo o governador, os créditos servirão para viabilizar os investimentos e “amortecer o capex”, ou seja, investimentos em capital fixo. A empresa ainda não divulgou qual será o estoque de crédito disponibilizado pelo estado e apenas informou que, nas próximas semanas, deve ser divulgado o calendário referente aos recursos.

“Saio confiante de que rapidamente teremos uma atualização sobre o cronograma de pagamentos do ICMS”, disse o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

No ano passado, a empresa criticou o que considerava um favorecimento do texto da reforma tributária a concorrentes. Um artigo da PEC da reforma ampliava os benefícios e isenções fiscais para as montadoras localizadas no Nordeste e no Centro-Oeste.

“Continuamos achando que há uma assimetria no mercado brasileiro, dada a poucos fabricantes localizados no Nordeste, mas conseguimos, por meio da atuação com legisladores, executivos e a opinião pública, reduzir essa assimetria, embora ainda exista um pouco”, afirmou Chamorro.

Governador

Durante o anúncio feito pela General Motors, o governador Tarcísio de Freitas destacou a influência do setor industrial no desempenho econômico de São Paulo. “A indústria tem sido uma alavanca importante para o estado voltar a crescer”, disse.

Continua depois da publicidade

Em saudação a lideranças sindicais presentes no evento, o governador afirmou que “as portas do estado estarão abertas” para o aumento da produção e dos empregos. Ele reforçou que o estado cresceu 3,3% (segundo a Fundação Seade, esse número corresponde ao primeiro semestre de 2024) e foi responsável pela geração de 30% dos empregos do Brasil.

Leia o artigo completo