O Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como "PL das Fake News", foi apresentado há três anos no Senado, em um esforço para lidar com a avalanche de desinformação online.
Nesta terça-feira, a Meta (empresa controladora do Facebook e Instagram) anunciou que irá acabar com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros e substituir por um sistema de notas da comunidade, como já acontece no X, do bilionário Elon Musk, aliado político do presidente eleito Donald Trump.
Ao Canal UOL, Tales afirmou que não vê futuro para o projeto avançar no Congresso, já que o centrão é quem comanda hoje a base governista.
Não há expectativa para que esse projeto avance, a não ser que o governo resolva tomar para si e chamar a base governista. O problema é que 'o rabo está comandando o cachorro'. A base governista é dominada pelo centrão, é ela quem está comandando o governo.
Então, o governo vai conseguir colocar essa questão? Não creio que coloque tão cedo. Está paralisado e deve continuar paralisado, enquanto o centrão tiver essa força que tem hoje no Congresso. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.