O Grupo Volkswagen dá um novo passo com o início de montagem do Skoda Elroq, o primeiro modelo da nova ofensiva de produtos da marca checa. Produzido na planta de Mladá Boleslav, na República Tcheca, o Elroq utiliza a plataforma modular elétrica MEB, já empregada em outros modelos do grupo, como o Enyaq. Com previsão de chegada ao mercado europeu no início de 2025, o modelo tem um preço inicial estimado de 33 mil euros (R$ 203.000), posicionado como o SUV elétrico mais acessível da marca.
Com dimensões de 4,48 metros de comprimento e 2,76 metros de entre-eixos, o Skoda Elroq oferece espaço interno compatível com o do Enyaq, apesar de ser mais compacto. A capacidade do porta-malas varia entre 470 litros e 1580 litros, dependendo da configuração dos bancos, deixando o modelo mais versátil.
Foto de: Skoda
Skoda Elroq: produção em Mlada Boleslav (montagem de rodas)
Em termos de motorização, o Elroq está disponível em três opções de bateria: 55 kWh, 63 kWh e 82 kWh. A autonomia máxima é de 560 km no ciclo WLTP, enquanto a potência varia de 170 cv a 286 cv, dependendo da versão escolhida. Há também a previsão de uma variante com dois motores elétricos e tração integral.
Além da proposta de preço, o Skoda Elroq inaugura uma nova linguagem de design da marca, chamada "Modern Solid". Entre os destaques visuais estão a substituição do logotipo dianteiro pelas letras "Skoda" no capô, um spoiler traseiro proeminente e a adoção de elementos aerodinâmicos que contribuem para um coeficiente de arrasto de 0,26. No interior, o modelo conta com um painel de instrumentos digital de 5 polegadas e uma tela multimídia de 13 polegadas, ambas incluídas como padrão em todas as versões.
Foto de: Skoda
Adicionalmente, o Elroq oferece recursos como head-up display com realidade aumentada e carregamento rápido em corrente contínua de até 175 kW, possibilitando recarregar a bateria de 10% a 80% em 24 minutos, dependendo da configuração escolhida.
A produção do Skoda Elroq ocorre na mesma linha de montagem de outros modelos da marca, como o Enyaq e o Octavia. A flexibilidade dessa infraestrutura permite ajustar a produção conforme a demanda por veículos elétricos ou a combustão. Atualmente, a capacidade instalada na planta é de até 600 unidades diárias do Elroq.
Apesar do seu potencial competitivo no mercado europeu, o Elroq deve ficar restrito ao mercado europeu, considerando que não há planos para a marca Volkswagen desenvolver seu modelo equivalente, a exemplo do que aconteceu com o VW ID.3 e o Cupra Born, da espanhola Seat, por exemplo. De qualquer forma, a Volkswagen ainda está avaliando sua estratégia para introduzir modelos elétricos em mercados fora da Europa. Então, o Brasil terá que esperar um pouco mais por novidades em termos de carros elétricos da marca.