Suspeito de Cybertruck-bomba de Las Vegas usou ChatGPT para planejar explosão, diz polícia

há 1 dia 1

Na semana passada, as autoridades identificaram a pessoa encontrada morta dentro do Cybertruck como Matthew Livelsberger, 37 anos, um soldado do Exército dos Estados Unidos em serviço ativo de Colorado Springs, e disseram que ele agiu sozinho. A polícia federal norte-americana, FBI, afirma que a explosão pareceu ter sido um caso de suicídio.

O Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas disse na terça-feira que a explosão da Cybertruck foi o primeiro incidente em solo norte-americano em que o ChatGPT foi usado para construir um dispositivo explosivo.

Os críticos da inteligência artificial tem advertido que a tecnologia pode ser utilizada para fins prejudiciais, e o ataque em Las Vegas pode reforçar esta visão.

"É importante ressaltar que agora também temos evidências claras nesse caso de que o suspeito usou a inteligência artificial ChatGPT para ajudar a planejar seu ataque", disse o xerife Kevin McMahill, do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, a jornalistas.

"Este é o primeiro incidente de que tenho conhecimento em solo americano em que o ChatGPT é utilizado para ajudar um indivíduo a construir um dispositivo específico", acrescentou McMahill.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, disse que a empresa está "comprometida em ver as ferramentas de IA usadas com responsabilidade" e que seus "modelos são projetados para recusar instruções prejudiciais".

Leia o artigo completo