As cadeias de fast food dos Estados Unidos retiraram as cebolas frescas de seus cardápios nessa quinta-feira (24), após terem sido apontadas como provável fonte de um surto de E. coli nos restaurantes do McDonald's que deixou uma pessoa morta e outras 48 doentes.
A Restaurant Brands International, controladora do Burger King, e a Yum Brands, dona do KFC e Pizza Hut, informaram que também estavam removendo cebolas frescas de seus menus.
A medida do Burger King atende um pedido da Taylor Farms, fornecedora das cebolas das unidades do McDonald's que registraram os casos de E. coli, que anunciou o recolhimento do produto nessa quarta-feira (23).
Cerca de 5% das unidades do Burger King retiraram cebolas do cardápio, segundo um porta-voz da rede, que disse que a companhia ainda não foi contatada pelas autoridades de saúde e não teve relatos de doenças.
A Yum, que opera redes como KFC, Pizza Hut e Taco Bell, afirmou que estava removendo cebolas "por uma questão de precaução".
Na quarta-feira, a US Foods Holding, um dos maiores fornecedores de serviços alimentares dos EUA e que é cliente da Taylor Farms, já havia anunciado a retirada do produto de suas redes.
"As cebolas amarelas (da Taylor Farms) foram vendidas para outros clientes de serviços alimentares. Os clientes que receberam tais cebolas foram notificados diretamente sobre o recall", disse um porta-voz da FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) à Reuters.
Além da US Foods, a Sysco Corp, outra distribuidora de alimentos, também foi alertada sobre o recall da Taylor Farms.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
COMO FOI O SURTO
Segundo os CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), uma pessoa morreu e outras 48 passaram mal após comerem em lanchonetes de estados diferentes nos EUA entre o fim de setembro e o início de outubro.
As autoridades de saúde investigam o que teria causado o surto, e a suspeita é que a cebola fatiada usada no Quarterão com Queijo tenha sido a origem.
O McDonald's anunciou a suspensão da venda do Quarterão com Queijo em 10 estados nos EUA, equivalente a 20% das mais de 13 mil lojas no país.