STF julga dispositivos da reforma tributária nesta quarta (28)

há 7 meses 23

O STF (Supremo Tribunal Federal) julga nesta quarta-feira (28) questões relativas à aplicação dos impostos previstos pela reforma tributária.

No primeiro recurso, a Corte discute a incidência do ISS (Imposto sobre Serviços) em operação de industrialização envolvendo materiais fornecidos pelo contratante em etapa intermediária do ciclo produtivo da mercadoria, também conhecida como "industrialização por encomenda".

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

O caso específico avaliado é o do município de Contagem (MG), que quer cobrar o imposto sobre serviços de corte de bobinas de aço prestados como etapa intermediária na produção do aço. Discute-se, também, se a multa de 50% imposta à empresa tem caráter de confisco de renda.

Além desse, o STF debate o recurso da empresa Viação Alvorada contra a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Na decisão alvo do recurso, o Tribunal enteque entendeu que, sobre o valor recolhido do ISS, deve-se cobrar a contribuição das empresas para o PIS (contribuição mensal para custear auxílios trabalhistas) e a Cofins (custeia gastos com a seguridade social dos trabalhadores), pois esse valor seria faturamento ou receita bruta da empresa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo