A rodada supera os 6,6 bilhões de dólares arrecadados pela OpenAI em outubro, refletindo um enorme apetite de investidores por empresas que simplificam a integração de IA e impulsionam as crescentes avaliações de startups como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, e a xAI, de Elon Musk.
A Databricks, sediada em San Francisco, Califórnia, permite que seus 10 mil clientes, incluindo a empresa de pagamentos Block, liderada por Jack Dorsey, a operadora de telecomunicações Comcast, a fabricante de veículos elétricos Rivian e a empresa de energia Shell analisem dados.
A empresa, com 7.000 funcionários, concorre com a Snowflake, que tem um valor de mercado de cerca de 57 bilhões de doláres.
"A Databricks é uma das empresas privadas icônicas de tecnologia que, em nossa opinião, está pronta para se tornar a próxima plataforma. E, no setor de tecnologia, as plataformas demonstraram que, à medida que se tornam maiores, elas se tornam melhores e há mais vantagens em termos de escala", disse Vince Hankes, sócio da Thrive Capital.
A Insight Partners, que emitiu um dos maiores cheques da empresa este ano, de cerca de 1 bilhão de dólares, como investidor de retorno, disse que a adoção da IA generativa é um importante catalisador no próximo estágio de crescimento da Databricks.
"O mundo agora precisa ser capaz de processar mais dados não estruturados do que jamais precisou. A demanda exponencial por sistemas de gerenciamento de dados, análise e IA de nível empresarial sustenta o papel seminal que a Databricks desempenha para capacitar as organizações a desbloquear todo o potencial de seus dados", disse George Mathew, diretor administrativo da Insight Partners.