A Starbucks suspendeu sua orientação financeira ao lançar inesperadamente resultados que mostraram uma queda na receita e uma forte queda nos lucros trimestrais.
Os resultados preliminares, publicados mais de uma semana antes do previsto, são os primeiros sob o novo diretor executivo Brian Niccol, que se juntou à maior cadeia de café do mundo no mês passado.
As vendas globais comparáveis em lojas caíram 7% em relação ao ano anterior no quarto trimestre fiscal, enquanto as transações em suas lojas nos EUA caíram um décimo. As receitas líquidas caíram 3% para US$ 9,1 bilhões (quase R$ 52 bilhões ) nos três meses até setembro e os lucros caíram 25% em relação ao ano anterior em termos de lucro por ação.
"Dada a transição do CEO da empresa combinada com o estado atual dos negócios, a orientação será suspensa para o ano fiscal completo de 2025", que acabou de começar, disse a empresa.
Os negócios na Starbucks enfraqueceram porque os clientes estão se recusando a pagar os preços de suas bebidas e as longas filas durante os horários de maior movimento nas lojas. A empresa também enfrentou uma forte concorrência na China, um mercado crucial para seu crescimento.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
A empresa demitiu o ex-CEO Laxman Narasimhan em agosto e contratou Niccol, que foi creditado por reverter a situação da rede de burritos Chipotle Mexican Grill. Niccol delineou uma visão para restaurar a atmosfera acolhedora encontrada nas lojas da Starbucks em seus primeiros dias, dizendo que primeiro se concentraria nas lojas dos EUA.
Em um vídeo divulgado na terça-feira, Niccol disse que "está claro que precisamos mudar fundamentalmente nossa estratégia recente" para retornar ao crescimento. Ele delineou planos, incluindo simplificar um menu "excessivamente complexo", corrigir a estrutura de preços e alterar seu sistema de pedidos e pagamento móvel "para não sobrecarregar a experiência na cafeteria".
"Devemos nos concentrar no que sempre nos diferenciou—uma cafeteria acolhedora onde as pessoas se reúnem e onde servimos o melhor café, feito à mão por nossos baristas habilidosos", disse ele.
Mesmo ao relatar lucros menores, a rede aumentou seu dividendo trimestral de 57 centavos por ação para 61 centavos. A diretora financeira Rachel Ruggeri disse: "Queremos ampliar nossa confiança nos negócios e fornecer alguma certeza enquanto impulsionamos nossa recuperação".
As vendas comparáveis em locais nos EUA caíram 6% no trimestre, já que contas mais altas pagas pelos clientes foram mais do que compensadas por uma queda de 10 por cento no número de transações.
As vendas comparáveis em lojas na China caíram 14%, "prejudicadas pela intensificação da concorrência e um ambiente macro fraco que impactou os gastos dos consumidores", disse a empresa.
Os resultados completos da empresa permanecem programados para serem divulgados em 30 de outubro. As ações da Starbucks caíram 3,5% nas negociações antes da abertura do mercado na quarta-feira.