A Starbucks anunciou Brian Niccol, que comandava a rede de fast food Chipotle, como o novo CEO da empresa em substituição a Laxman Narasimhan, que deixa o cargo imediatamente.
A mudança divulgada nesta terça-feira (13) é uma grande reviravolta na maior rede de cafés do mundo, que enfrenta queda nas vendas e pressão do grupo Elliott, um de seus principais investidores.
Niccol assumirá como CEO em 9 de setembro, e a diretora-financeira da empresa, Rachel Ruggeri, será a CEO interina até a posse de Niccol.
A alteração no comando ocorre após o fundador e ex-presidente da Starbucks, Howard Schultz, criticar a liderança de Narasimhan em um momento em que a empresa está lidando com uma demanda fraca e uma pressão por mudanças de Elliott.
Além do CEO, a Starbucks também nomeou Mellody Hobson, atualmente presidente do conselho e uma aliada próxima de Schultz, como sua diretora independente principal.
"(Niccol) tem meu respeito e total apoio", disse Schultz. "Agradeço a Mellody e ao conselho da Starbucks por seu profundo compromisso em moldar o futuro deste fenômeno global notável que é a Starbucks."
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
"Estamos entusiasmados em receber Brian na Starbucks. Sua carreira fenomenal fala por si", destacou Mellody Hobson, citando seu "histórico comprovado de impulsionar inovação e crescimento".
As ações da Starbucks subiram 11% nas negociações pré-mercado após a informação ser divulgada. Já as ações da Chipotle caíram 10%.