Sons de S.Paulo é uma série do Música em Letras na qual sons das cidades, campos, matas e do litoral do estado são registrados pelo blog.
Ouça-os e transcenda sua costumeira maneira de ouvir. Extrapole viciadas sensações e aguce a percepção em torno dos sons do dia a dia e da diversidade dessas fontes de "ruídos" que, por vezes, são música. Uma música anônima, mas que muitos conhecem. Ou só ruídos que muitos ensandecem. Depende do que os ouvidos "veem" e "leem".
O som, a seguir, que você irá ouvir e ver no vídeo foi gravado com exclusividade pelo Música em Letras, na manhã deste sábado (8), na Riviera de São Lourenço, litoral norte de São Paulo, enquanto cigarras machos esfregam as asas em seus adbomens, a ponto de emitir um som muito alto que, em algumas espécies, pode atingir até 120 decibéis.
Sabia que quem canta e bem mais alto é o macho? Ele canta para seduzir a fêmea, que também canta, mas baixinho. O macho emite esse som alto convidando-a para acasalar. No entanto é esse "canto" que os evidencia, colocando os insetos, em risco ao expô-los a pássaros, seus maiores predadores, tornando-os parte importante do ecossistema.