Recentemente, a Suno Asset anunciou o lançamento de um novo fundo de investimento voltado para o agronegócio brasileiro, o SNFZ11, que será listado no próximo dia 16 de agosto na B3. Destinado ao público geral, o Fiagro oferecerá cotas a partir de R$ 10 e tem como principal objetivo a valorização patrimonial de fazendas do Brasil.
Amanda Coura, diretora geral da Suno Asset, destaca a forte valorização das terras onde o fundo está alocado. “Se a gente foca na região Centro-Oeste especificamente, que é onde as fazendas do SNFZ11 estão, nesse intervalo de 12 meses teve uma valorização de mais de 40%," afirma. Em uma análise de longo prazo, a valorização das terras no Mato Grosso supera 350% nos últimos 15 anos.”
O SNFZ11 começa com um patrimônio inicial de R$ 62 milhões, metade dos quais está investido em fazendas no Mato Grosso. Essas fazendas geram receita por meio de arrendamento, com rendimentos atrelados ao preço do saco de soja.
A outra metade do patrimônio do fundo está alocada em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), que será utilizado para implementar um sistema de irrigação nas próprias terras do fundo. “Esse CRA se destina para implementar um sistema de irrigação em cima das próprias terras do fundo, que vão deixar elas mais produtivas, vão gerar um valor agregado, a irrigação por si só já traz uma valorização da terra”, explica Cora.