Ouvir "Mundo Melhor", primeiro álbum do baiano Guiga de Ogum, 82, dá vontades. Inicialmente vontade de saber quem é Guiga de Ogum, que ao compor músicas ligadas ao universo afro cultural religioso do Brasil foi gravado pelo filho de Mano Décio da Viola (1909-1984), Jorginho do Império, Leny Andrade (1943-2023), Jorge Aragão, entre outros artistas, além de grupos como Filhos de Gandhi e Sambagolá.
Batizado como Gumercindo Vieira Santos, Guiga de Ogum é conhecido artísticamente por ser o poeta, cantor e compositor que mora há 50 anos na Ladeira da Preguiça, no centro histórico de Salvador.
Já os toques, as batidas, as levadas e as frases musicais vindos dos instrumentos aliados a cantos de melodias que invocam uma ancestralidade autêntica e latente em Guiga de Ogum dão vontade de saber o que são aquelas músicas, como elas são chamadas, como vivem, e claro do que se alimentam.
Das oito músicas -cinco ijexás e três sambas- do álbum "Mundo Melhor", segundo o autor, o ijexás foram compostos para os grupos Olodum, Muzenza, Gandhi e Ilê Aiyê. Os sambas, gravados com a com formação tradicional de um regional, que conta com um time de músicos excelentes, dá mais vontade ainda de saber quem está tocando, cantando e participando de um trabalho que mostra haver dentro de si uma infinidade de outros trabalhos, todos muito bem realizados.
Há álbuns dentro deste álbum, que teve suas gravações realizadas, em Salvador, entre 2023 e 2024, no estúdio Caverna do Som, com produção executiva e artística de Camilo Árabe e o primor dos ouvidos de Adonias Jr. na edição, mixagem e masterização.
Ao ouvir "Mundo Melhor" sabe-se que vontade não é coisa que dá e passa. Sendo assim, segue a lista com cada um dos nomes dos músicos deste belíssimo álbum registrado por gente que sabe tratar a música com respeito.
Gabi Guedes (congas e agogô), Felipe Guedes (baixo), Guilherme Lacerda (cavaquinho), Camilo Árabe (flauta), Gabriel Batatinha (guitarra), Everton Marco (pandeiro), Dudu Reis (cavaquinho e viola), Felipe Ataíde (cavaquinho), Mestre Siqueira (cavaquinho), Fernando Mattoso (violão 7 cordas), Natan Oliveira (trompete), Allan Abbadia (trombone), Lala Costa (clarinete), Rafael Gama Bolota (percussão geral), Roberto Ribeiro (cavaquinho) e Makley Matos (percussão geral); coro, Geovana Miranda, Roberto Ribeiro, Patrícia Ribeiro, Everton Marco, Felipe Ataide, Clara Elisa, Mariana Gonçalves e Dendê.
Sinta-se à vontade para ouvir "Mundo Melhor" e não estranhe se você sentir vontade de ouvir o álbum novamente em https://spoti.fi/401MoK5