Setor de medicina estética prevê crescimento anual de 7% até 2029

há 2 meses 5

O mercado mundial de medicina estética, atualmente avaliado em US$ 22,65 bilhões (cerca de R$ 132,4 bilhões), deve crescer cerca de 7% ao ano até 2029, segundo previsões divulgadas nesta quinta-feira (30).

O setor teve um ano recorde em 2024, com crescimento de 8%, segundo relatório publicado durante o congresso mundial IMCAS, dedicado a dermatologia e cirurgia plástica.

Para este ano, as empresas esperam um crescimento médio de 16% no faturamento, de acordo com estudo do Boston Consulting Group, do qual participaram 5.000 profissionais de dez grandes mercados mundiais da estética, entre eles Brasil, China e Estados Unidos.

"O potencial de crescimento está mais na expansão do mercado consumidor do que no aumento de preços", afirma Humberto Antunes, da investidora Gore Range Capital.

No entanto, o estudo do IMCAS prevê uma "leve desaceleração" em regiões importantes para o setor, como Estados Unidos e China.

Dentre os procedimentos que dominaram o mercado da estética no último ano estão as injeções —principalmente toxina botulínica e ácido hialurônico—, que representam 46% do mercado mundial.

Especialistas estimam que o setor crescerá mais de 7% ao ano a partir de 2025, graças ao aumento do volume e à expansão para novas áreas geográficas.

A geração Y recorre cada vez mais às toxinas botulínicas, afirma Laurent Brones, especialista em economia na conferência IMCAS.

Os tratamentos baseados em energia, como laser, radiofrequência e ultrassom, entre outros, representam um terço do mercado e estima-se que cresçam 5% ao ano até 2025. Os implantes mamários, por outro lado, registraram seu crescimento mais baixo (4%) no ano passado.

Leia o artigo completo