Sete filmes escaldantes para ver na sétima onda de calor do ano

há 3 meses 3

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Maratonar

Um guia com dicas de filmes e séries para assistir no streaming

Eu estava resistindo fazer uma lista de filmes que se passam no calor, porque continua impossível assistir a "Mississippi Masala" (1991), de Mira Nair, no streaming. A sétima onda de calor do ano, no entanto, acabou forçando a minha mão: tá difícil de pensar em outra coisa.

Depois das listas sobre filmes e séries que se passam no frio e sobre desastres climáticos, esta é a que faltava para completar a trilogia.

Abaixo, então, uma pequena amostra de filmes grudentos e suados para te fazer companhia (com sorte, no ar-condicionado).

"Em Carne Viva" (2003)

"In the Cut". Max, 119 min.

Depois do sucesso de "O Piano" (1993), a diretora Jane Campion trocou as selvas úmidas e lamacentas da Nova Zelândia pelo Velho Continente de Henry James ("O Retrato de Uma Mulher", 1996) e pelo deserto australiano ("Fogo Sagrado!", 1999, igualmente quente, porém indisponível) antes de chegar a uma Nova York suada, sexy e suja, no controverso "Em Carne Viva".

Uma professora de inglês (Meg Ryan, namoradinha da América que chocou espectadores da época com uma personagem que não apenas finge orgasmos em lanchonetes), intrigada pelos assassinatos de mulheres em sua vizinhança, se entrega a uma relação arriscada com um investigador (Mark Ruffalo) que pode ele mesmo ser o assassino.

"Em um Bairro de Nova York" (2021)

"In the Heights". Max, 143 min.

Usnavi (Anthony Ramos), ambicioso e sonhador, tenta decidir se volta à República Dominicana para retomar a lojinha do pai, ou se fica em Washington Heights, bairro de forte veia latina em Nova York, onde estão sua "abuela" (Olga Merediz, devastadora em seu número "Paciencia y Fe") e a garota dos seus sonhos, Vanessa (Melissa Barrera). Baseado no musical de Lin-Manuel Miranda antecessor de "Hamilton".

"Um Dia de Cão" (1975)

"Dog Day Afternoon". Max, 125 min.

Nem todos os títulos desta lista serão sobre como Nova York pode ser quente, suada e fedorenta no verão, eu prometo, mas difícil nessas circunstâncias não lembrar do Sonny Wortzik de Al Pacino com a franja grudada na testa, desesperado em busca de uma saída para o enrosco em que se meteu.

Sonny e seu comparsa resolveram tentar assaltar um banco, mas logo a polícia é acionada e os funcionários da agência são feitos reféns, o que não estava nos planos. A situação toda vira um circo, com câmeras, curiosos e policiais por toda parte. Inspirado num crime real.

"O Estranho Que Nós Amamos" (2017)

"The Beguiled". Netflix e Telecine, 93 min.

Quase no fim da Guerra Civil Americana, um soldado desertor da União (Colin Farrell) é encontrado na Virgínia (território do sul). Com a perna ferida, ele precisa da ajuda de Martha Farnsworth (Nicole Kidman), responsável por uma escola para meninas, hoje quase totalmente esvaziada. A chegada repentina desse estranho com cara de Colin Farrell, no entanto, atiça as vontades e invejas das cinco estudantes remanescentes e da professora Edwina (Kirsten Dunst). É o remake de um filme de 1971 com Clint Eastwood que está no Telecine, mas só esta versão mais recente, de Sofia Coppola, pode se gabar de ter sido filmada na casa de Jennifer Coolidge ("The White Lotus").

"Bom Trabalho" (1999)

"Beau Travail". Filmicca, 91 min.

Em Marselha, o sargento Galoup (Denis Lavant) rememora o tempo que passou no deserto do Djibouti com a Legião Estrangeira, a precisão militar dos dias e sua relação antagônica com o recruta Gilles Sentain (Grégoire Colin). Eleito o sétimo melhor filme de todos os tempos na versão mais recente da lista Sight and Sound, do BFI (British Film Institute).

"Cão Danado" (1949)

"Stray Dog" / "Nora Inu". Belas Artes À La Carte e Plex (grátis, com legendas em inglês). 122 min.

Sob o calor sufocante do verão de Tóquio, o detetive novato Murakami (Toshiro Mifune) tem o revólver —carregado com sete balas— roubado por um trombadinha, dentro de um bonde lotado. Tentando recuperar sua arma e evitar uma punição ainda mais dura, ele se embrenha nas favelas da capital japonesa.

"Bacurau" (2019)

Globoplay, 91 min.

Mostra pra ela que você é intenso e aguenta o calor de Bacurau, cidade num Nordeste brasileiro em conflito com os sudestinos americanizados. Uma série de mortes põe os moradores da vila em alerta, e eles recorrem ao perigoso Lunga (Silvero Pereira) em busca de proteção.

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

"Divertida Mente 2"

"Inside Out 2". Disney+, 97 min

Sequência do sucesso da Pixar de 2015, o filme revisita a cabeça da pequena Riley, agora à beira da adolescência e lidando com a chegada de novas emoções.

"Ninguém Quer"

"Nobody Wants This". Netflix, 10 episódios

A Netflix se arrisca com um título que pode ou não refletir a qualidade do produto (não tive tempo de assistir ainda, mas eu ri do trailer). Dois veteranos da televisão americana, Kristen Bell ("The Good Place") e Adam Brody ("The O.C.") se juntam em uma comédia romântica baseada na história da atriz e influenciadora Erin Foster. Bell interpreta uma podcaster agnóstica com fobia de relacionamento que conhece um rabino divorciado (Brody). Será que normalidade é o que falta na vida dela?

"Guerreiros do Basquete"

"Rez Ball". Netflix, 111 min.

Um time de basquete de ensino médio formado por estudantes indígenas precisa se unir para vencer o campeonato estadual após perder seu jogador mais importante. Escrito por Sterlin Harjo, criador de "Reservation Dogs".

"Will & Harper"

Netflix, 114 min.

O comediante Will Ferrell e sua melhor amiga, Harper Steele, partem em uma viagem de carro pelos EUA para se reconectar após ela passar pela transição de gênero. Documentário muito elogiado nos festivais de Sundance e Toronto.

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

"O Paciente Inglês" (1996)

"The English Patient". Na Netflix até segunda (30), 162 min.

Continuando no tema calor, o romance épico de Anthony Minghella deixa a Netflix em breve. Um homem (Ralph Fiennes) é encontrado no deserto com queimaduras que o deixam desfigurado. Quando ele acorda, não se lembra nem do próprio nome. Aos poucos, o homem de sotaque britânico reconta sua história de amor com Katherine (Kristin Scott Thomas) a um soldado (Willem Dafoe) e à enfermeira que assumiu seus cuidados (Juliette Binoche).

Leia o artigo completo