Senador bolsonarista defende decisão de Dino que restringe emendas parlamentares; veja vídeo

há 1 semana 2

O senador bolsonarista Cleitinho (Republicanos-MG) defendeu nesta terça-feira (17) a decisão do ministro Flávio Dino do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter as restrições aos pagamentos de emendas parlamentares, pauta alvo de divergências entre o Congresso e a corte.

"Eu não vou ter medo de me posicionar e de falar não. Nessa situação do Flávio Dino, ele tá correto. O princípio da administração pública chama transparência", disse ao plenário do Senado.

"O que a gente tem que fazer com essas emendas que são pagas é trazer transparência para a população, não é deixar esses canalhas que vem pra cá andar pelos corredores de Brasília, esse bando de lobista, vagabundo, desviando dinheiro público, enchendo o saco aqui. Que seja investigado, que a Polícia Federal investigue tudo", completou.

As emendas parlamentares são verbas utilizadas por deputados e senadores para enviar dinheiro para obras e projetos em suas bases eleitorais, aumentando seu capital político. O ministro Flávio Dino rejeitou na semana passada o pedido do governo Lula (PT) por mudanças na decisão do tribunal sobre as emendas.

Em sua fala, Cleitinho sugeriu ainda a criação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar o uso das emendas pelos parlamentares.

"Queria sugerir uma CPMI das emendas parlamentares, eu assino toda hora. Ao invés de fazer CPI de Bets, de manipulação das apostas, vamos fazer uma CPI aqui de nós. A minha mão tá limpa, eu nunca fiz rolo, sacanagem, covardia com emenda não, isso pra mim é uma das coisas mais horríveis que tem da política é uma situação dessas, você pegar dinheiro público, que é do povo para devolver pro povo para ainda desviar."

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo